Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Média Excel.

Parando pra pensar em média, é de se notar que não é uma medida tão confiável. Por exemplo, João e Maria foram a pizzaria, pediram uma pizza e a mesma foi dividida em dez partes, João comeu oito partes e Maria comeu duas. Calculando essa média temos que cada pessoa comeu cinco pedaços, mas na realidade não foi assim. Existe outro tipo de medida que posso utilizar além da média para que possa obter um valor mais próximo da realidade? Corrijam-me se meu pensamento estiver errado.

1 resposta
solução!

Eu concordo com você Luccas. A média é muito sensível aos 'outliers', ou seja, aos dados que são muito maiores ou muito menores do que a média. Quando a distribuição dos dados não tem outliers a média pode ser uma boa opção. Caso contrário, não.

Outras opções, menos sensíveis aos outliers, são a mediana e a moda. A mediana é o valor central de uma distribuição de dados ordenada e a moda é o valor que mais se repete.

Como a mediana é o valor central, se em uma distribuição de dados houver um dado extremamente alto ou baixo, não será influenciada por tal valor, pois não estará no centro da distribuição.

No caso da moda, o mesmo vai acontecer porque esse dado vai aparecer poucas vezes. Então ele não será o valor da moda.

Ah...é claro que no exemplo das pizzas que você citou nenhum método seria confiável porque há somente dois dados. Mas se fosse analisar a média no número de pedaços que os clientes de uma pizzaria consomem, aí sim seria melhor.