1
resposta

Mecanica de como é feita a estimativa de esforço de uma história

Um questão que não está clara pra mim, é a dinâmica de como a estimativa de tempo necessária para conclusão da história é feita dentro da planning. O conceito de planning poker está ok, mais existe a questão da complexidade x esforço. Como lidar com essas 2 variaveis na hora que está sendo feita a estimativa para que esta seja o mais assertiva possível? ex: uma atividade pode ser simples(complexidade), porem demanda muito tempo pra ser feita(esforço).

1 resposta

Edwilson, tudo bem?

Acho que isso, é sempre um grande desafio!!

Eu, particularmente, quando estou tomando atividades de planning poker, SEMPRE me atento a deixar com que os maiores pesos fiquem no esforço.

A complexidade para mim, é somente um detalhe, ela tem seu peso sim na estrutura, porém, o que EU valido como "mais relevante" é a questão de esforço.

Se uma demanda é rápida, o esforço, pode ser grande, e ter que envolver 2-3 pessoas diferentes da equipe para conseguir entregar no prazo, então, coloco isso na mesa! hahaha

Como você estipula essas atividades?

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software