Consumimos uma API, correto! Mas eu não entendi sobre o banco de dados. onde está o nosso banco? pelo o que entendi estamos fazendo uma requisição Json, certo? Mas na prática (no mercado de trabalho, por exemplo), como eu faria?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Consumimos uma API, correto! Mas eu não entendi sobre o banco de dados. onde está o nosso banco? pelo o que entendi estamos fazendo uma requisição Json, certo? Mas na prática (no mercado de trabalho, por exemplo), como eu faria?
Oi Hélio,
O banco de dados está na aplicação que vc está consumindo. Quando vc faz a requisição para ela, a aplicação servidora recupera dados do banco de dados dela e transforma o resultado em JSON para retornar para o client, nesse caso seu código javascript.
Abstraindo mais, a gente nem sabe se a aplicação servidora usa realmente um banco de dados, estamos apenas supondo que sim :).
O mercado faz exatamente desse jeito, cria uma aplicação que serve como API e faz o client mobile consumir e enviar informações para essa API. Essas apis são construídas com Java, Ruby, Php, C# ou qualquer outra linguagem que a empresa domine.