Professor me explica melhor sobre um método tipo como saber oque eu preciso fazer, como iniciar, como utilizar e como terminar da maneira correta.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Professor me explica melhor sobre um método tipo como saber oque eu preciso fazer, como iniciar, como utilizar e como terminar da maneira correta.
Olá Matheus, tudo bem?
Vou te explicar sobre os métodos, mas fique tranquilo se não compreender alguma parte, pois na aula 3 do curso iremos abordar bastante esse assunto :)
Vamos lá, método nada mais é do que uma função de uma classe, ou seja, iremos pegar alguns dados e fazer alguma coisa com eles:
Então vamos anotar o que precisamos:
Vamos supor que queremos criar um método que multiplica 2 valores, precisamos então de 2 dados, que chamamos de argumentos:
public int multiplica( int valor1, int valor2){Então aqui veja que eu estou criando um método que é publico (todo mundo pode ver) que irá devolver um valor inteiro, que tem o nome multiplica e eu preciso receber o valor1 e o valor2 que são inteiros
Agora que já definimos o esqueleto do nosso método, resta apenas dizer o que temos que fazer com esses números:
public int multiplica( int valor1, int valor2) {
return valor1 * valor2;
}Então eu estou utilizando uma palavra especial do java chamada return que irá devolver o resultado para quem chamou o nosso método, em nosso caso iremos enviar o resultado da multiplicação do valor1 pelo valor2
Então em alguma parte do nosso código poderíamos utilizar da seguinte maneira:
int resultado = multiplica(3, 5);
System.out.println( resultado );Dessa forma o que estamos fazendo é pedindo para chamar o método multiplica e passando o valor1 como 3 e o valor2 como 5, e no final a variável resultado terá o valor de 15 pois foi o que a função nos retornou :)
Conseguiu compreender? Abraços e Bons Estudos!