Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Me cobro demais

Eu me cobro demais no trabalho e fico pensando que os outros vão pensar que eu não sou bom suficiente pra aquela vaga e vejo que isso é o que mais me estressa e me prejudica no dia a dia, como sanar isso ?

4 respostas
solução!

Oi Nicolas tudo bem?

Já passei por isso. Algumas dicas de como sanar isso.

Primeiro, ninguém é perfeito e por mais que estudemos e nos empenhemos sempre vai ter alguém que sabe mais que nós e sempre vamos errar.

Segundo, não se preocupe muito com o que os outro pensem de você. Sempre vai ter alguém que não está satisfeito com algo e alguma coisa, porque as pessoas tem gostos diferentes. Não dá para agradar todo mundo. Veja a música por exemplo, pode ter uma banda do heavy metal que toque para caramba mas para o pagodeiro ele não vai gostar e vice-versa. Sempre vai ter alguém que vai amar seu trabalho e alguém que vai odiar e isso faz parte, ou em menor grau achar bom e não gostar tanto. O importante é cumprir os objetivos de entrega.

Terceiro, a vida é muito curta para perdemos tempo nos cobrando aproveite tudo que a vida nos dá, cada momento, cada coisinha e seja grato pela vida que tem. Se errou perdoe a si mesmo porque ninguém é perfeito e não temos como controlar tudo ao nosso redor. Se alguém errou com você perdoe a pessoa, pois dá mesma forma que você erra os outros também erram.

Quarto, procure um hobby, procure fazer novas amizades, beber bastante água, se alimentar de forma saudável, estude, procure cultivar emoções/pensamentos bons e não pensar em emoções/pensamentos ruins, praticar exercícios físicos, se tem alguma fé pratique mais a espiritualidade, se não tem fé procure ajudar o próximo em amor.

Espero ter ajudado e estamos aí!!!

Olá Nicolas, tudo bem?

Recomendo muito a leitura desse livro A coragem de ser imperfeito por Brené Brown.

"Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse 'desarmamento'. Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos."

Comecei a entender melhor meus sentimentos e como gerenciá-los buscando uma vida mais plena após a leitura desse livro. Sim, parece o livro de auto-ajuda, mas vai muito além disso. Inclusive também recomendo a palestra dela no TED Talk.

Você não está sozinho nessa jornada!

Pessoal, MUITO OBRIGADO... desculpa a demora pra responder.

Mas são essas mensagens que mudam vidas, vou seguir as dicas de vocês. Já melhorei bastante, pois ouvi algo parecido de amigos próximos e já coloquei em prática.

Vou ler o livro, com toda a certeza.

Novamente, muito obrigado

Dinada Nicolas, sobre a demora para responder não se preocupe. É nós moderadores que temos que responder o quanto antes para os alunos e não ao contrário rsrsrs.

Firme e forte!!!!

Estamos aí!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software