Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

me ajudem com o if, por favor

eu estou no dia 2 do 7daysOfCode mas tô com uma dúvida/dificuldade. Como eu escrevo no 'if' (ou alguma outra tag que achar melhor) para me retornar o que eu quero?

qual seu nome? _____ qual sua idade? _____ que linguagem você estuda? _____

if (os campos estão devidamente preenchidos) {alert "Olá [nome], você tem [idade] anos e estuda [linguagem]!"}

3 respostas
solução!

Olá Ryan!

Para escrever um "if" em uma linguagem de programação, você precisa seguir a sintaxe correta da linguagem que está utilizando.

Em um exemplo você pode verificar se os campos estão devidamente preenchidos, você pode utilizar condições lógicas. Você pode fornecer um prompt para o usuário preencher os campos com seu nome, idade e linguagem, e depois validar com o if, segue exemplo:

var nome = prompt("Qual é o seu nome?");
var idade = parseInt(prompt("Qual é a sua idade?"));
var linguagem = prompt("Que linguagem você estuda?");

if (nome !== "" && idade > 0 && linguagem !== "") {
    var mensagem = "Olá " + nome + ", você tem " + idade + " anos e estuda " + linguagem + "!";
    alert(mensagem);
} else {
    alert("Por favor, preencha todos os campos corretamente.");
}

Deste modo obtemos o seguinte resultado:

Exemplo de um alert com saída validada pelo if

Nesse exemplo, estamos utilizando o operador de negação (!==) para verificar se os campos não estão vazios. Se todos os campos estiverem preenchidos, a mensagem de alerta será exibida.

Lembre-se de adaptar o código conforme a estrutura da sua página e que melhor se adeque ao desafio

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa tarde Ryan, tudo bem ? Como posso ver, você está usando a sintaxe da linguagem JavaScript e aparentemente você quer fazer perguntas para o usuário e posteriormente mostrar as informações digitadas pelo usuario na forma de um alert(), percebi também que você quer fazer uma verificação para saber se o usuário está digitando as informações de uma maneira correta. Vou te mostrar uma maneira de você fazer isso:

let nome = prompt("Qual o seu nome ? "); //Prompt perguntando nome da pessoa
let idade = parseInt(prompt("Qual sua idade ? ")); //Prompt perguntando idade da pessoa
let linguagem = prompt("Qual linguagem você estuda ? ");//Prompt perguntando curso da pessoa

//Estrutura de decisão feita para validar os campos preenchidos pelo usuário
if (nome.length > 0 && idade > 0 && linguagem.length > 0) {
    let mensagem = `Olá ${nome}, você tem ${idade} estuda a linguagem ${linguagem}` //mensagem usando o templateString (`${variavel}`)
    alert(mensagem)//alerta exibindo a mensagem
}
//caso a validação falhe, será mostrado o alert dentro do else
else{
    alert("Responda corretamente os campos perguntados!")// alert do erro
}

Assim obtemos o resultado: Mensagem de sucessoE quando erramos: Mensagem de erroEspero ter ajudado Ryan, bons estudos!

Olá Vinicius!

O exemplo citado ficou muito bom! Acredito que conseguimos fornecer um bom direcionamento para o Ryan. Embora a lógica dentro do 'if' seja um pouco diferente, ambas são funcionais e eficientes.

Agradeço pela sua colaboração em ajudar outros colegas!

Abraços!