2
respostas

Mchine Learning : JAVA X PHYTON

Aqui na Alura, encontramos 3 cursos de Machine Learning, dois deles sobre classificação onde é usado Phyton, e um deles sobre recomendações, e é usado Java.

O que gostaria de saber, é por que foi usado phyton para o curso de machine learning (classificação) e java no curso de machine learning (recomendações), e também se o Java oferece bibliotecas para trabalhar também com classificação... gostaria de saber o máximo que eu puder, as peculiaridades de cada linguagem nessa área, se eu posso fazer o curso com Phyton, e usar o que aprendi com o java...

Obrigado desde já

2 respostas

Oi Lúcio,

Uma linguagem de programação é apenas um meio para instruir o computador a fazer algo. Teoricamente falando, tudo o que você resolve com Java você também resolve com Python, C++, etc.

Na prática as coisas não são bem assim. Cada linguagem tem sua peculiaridade, suas vantagens e desvantagens, o que nos leva a escolher diferentes linguagens para diferentes situações.

No caso de machine learning, Python é uma linguagem muito popular por oferecer bibliotecas poderosas e eficientes. Também arrisco a dizer que sua simplicidade contribui para sua popularidade.

Já no caso do Java, também temos bibliotecas poderosas e eficientes, podendo sim trabalhar com classificação. Entretanto, não é a linguagem mais popular entre os cientistas de dados.

Tudo o que você aprendeu no curso que usa Java pode ser implementado com Python e vice-versa. É interessante que você tenha contato com ambas as linguagens para que possa escolher a que mais te agrada.

Pessoalmente, recomendo que você continue estudando com Python. A comunidade é grande e as ferramentas são ótimas. A maioria dos cursos de machine learning nas universidades (como USP no Brasil ou MIT nos EUA) utilizam Python.

Aqui vai um post (em inglês) sobre popularidade das linguagens na área, onde podemos ver o Python em primeiro lugar: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/jfp/entry/What_Language_Is_Best_For_Machine_Learning_And_Data_Science?lang=en

hum... muito massa ! pude entender melhor, a minha curiosidade é pq justamente tenho mais conhecimento em Java, porém eu sei que cada linguagem tem o seu propósito, vantagens e desvantagens, por isso levantei essa dúvida, pra poder decidi por qual caminho vou, se tratando de machine learning.

Obrigado Gabriel

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software