1
resposta

Maven vs Gradle

Olá.

Gostaria de abrir esta discussão para ter maiores esclarecimentos e um entendimento de qual é a melhor ferramenta de build. Lendo um artigo (link no rodapé) vi que o Maven é bom, mas também temos o Gradle.

É um artigo comparativo com o Maven, primeiramente citando que o Gradle é melhor que o Maven, por alguns fatores, como por ser escrito em groovy que possui uma sintaxe similar com JS (onvenhamos que XML por mais que você se acostume, não é tão fácil de ler assim).

Vejo que o Gradle é fortemente adotado como ferramenta de build em projetos mobile com Java, inclusive é a ferramenta padrão do Android Studio. Mas me pergunto se é somente nesta situação e que ele é a melhor opção.

Aos que conhecem melhor o Gradle, ele pode ser adotado como ferramenta de build para qualquer projeto em Java, seja Web ou não? Quais as principais diferenças, vantagens e desvantagens entre estas duas ferramentas?

OBS: desde que entrei na Alura aguardo um curso de Gradle :3

Grato.

Artigo sobre Gradle: https://kamaondev.wordpress.com/2013/09/16/porque-voce-deve-trocar-o-maven-pelo-gradle/

1 resposta

Para ser sincero, usei o gradle e não gostei muito.. não vi tanta vantagem em ser escrito em groovy, na verdade achei desvantagem, dado que eu ainda tenho que aprender groovy. A não ser que vc esteja fazendo algo muito diferente, vc não vai precisar ficar mexendo no seu arquivo de build, então os goals que vem prontos no maven, meio que já dão conta do recado... Sem contar que eles tem plugins para quase tudo.

O android studio ter adotado realmente é um ponto a favor... ninguém vai querer mudar o que a IDE sugere :).

No fim eu prefiro ficar no bom e velho maven, só pq não vejo nada de muito inovador no gradle.