1
resposta

Maturidade da Governança de TI

Trabalho em uma empresa de grande porte e temos um departamento para a governança de TI e outro departamento com a governança dos dados analíticos. Infelizmente ainda existe uma deficiência pois não há uma sinergia para a governança dos processos de ponta a ponta. Existem coisas da governança de TI que afetam o analítico, mas que não são consideradas no processo do ciclo de vida do dado e trazem fragilidades no processo.

1 resposta

Olá, Guilherme! Tudo bem?

Entendo sua preocupação e agradeço por compartilhar sua experiência.

Em uma governança de TI madura, a TI não apenas serve ao negócio, mas também tem um papel estratégico, ajudando a moldar e direcionar os objetivos de negócio. Isso inclui a governança dos dados analíticos, que é uma parte crucial da governança de TI.

Para melhorar a maturidade da governança de TI, seria interessante buscar uma maior integração entre os departamentos de governança de TI e de dados analíticos. Isso pode ser alcançado, por exemplo, através de reuniões regulares entre as equipes, compartilhamento de conhecimento e melhores práticas, e colaboração em projetos conjuntos.

Além disso, a governança de TI deve considerar todo o ciclo de vida dos dados, desde a sua criação até a sua desativação. Se existem aspectos da governança de TI que afetam os dados analíticos, mas que não são considerados no processo do ciclo de vida do dado, isso pode ser um sinal de que a governança de TI não está totalmente alinhada com as necessidades do negócio.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software