Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Matriz x Indicador - Ecommerce

Estou montando o BI para um e commerce a fim de aprendizado, levantando os requisitos matriz dimensão como visto em Aula cheguei a seguinte conclusão:

4 respostas

os indicadores, Ind1 Faturamento em R$ (Dados diários)Ind2 Custo de Frete em R$ (dados diários) Ind3 Comissão de Parceiro em R$Ind4 Comissão de Parceiro em % Ind5 Faturamento Liquido em R$ Ind6 Custo Fixo em R$ x Ind7 Custo Variavel em R$ ind8 Custo de Marketing ind9 Frete Pago Pelo Cliente R$ (Dados diários)

as possíveis dimensões, Tempo, Pedidos, Produto, Marca, Parceiro e Segmento.

Fazendo os cruzamentos cheguei a 4 tabelas de fato, fato1 ( ind1 e ind5) fato2 ( ind2, ind3, ind4 e ind9) fato3 (ind6, ind7) fato4 (ind8 )

com as dimensões calculáveis,

Faturamento Liquido em R$=( Faturamento em R$ - Custo - Custo de frete em R$)

Margem em R$ = ( Faturamento liquido em R$ - Custo Fixo em R$ - Custo Variável em R$)

ROI=( receita - Custo (variável + fixo))/Custo)

Meu Raciocínio está correto?

Alguém pode palpitar e me ajudar ?!

Legal. Para um nível de detalhamento de aprendizado está ok. Faça todos os relatórios que tem em mente e já vai estar bom. Agora para nível profissional há pelo menos mais umas 20 tabelas, de coisas como Impostos, Recursos Humanos, Logística, Controle de Qualidade, etc.

Mesmo que fosseum e-commerce pequeno, tipo o meu próprio?! Eu resumi bem, recursos humanos qualidade e outros pensei em simpificar comp custo Fixo! Logística está calculo do Frete! Mas compreendi que o nível de detalhamento vai bem mais tabelas das quais imaginei... faltou o indicador Marcap e curva ABC... vou reformular Obrigado

solução!

Se ajudou marca a resposta como solução do tópico pra fechar ele e me dar uns pontinhos rsrsrs