Bom dia, pessoal!
Estou tentando exercitar o conceito da Matriz Indicador x Dimensão.
Quero criar um DW para atender às necessidades de uma empresa de desenvolvimento de software.
Nessa empresa, uma determinada equipe de TI é responsável por vários produtos. Para cada produto, existem tarefas do tipo sustentação, serviço e projeto (que agregam novas funcionalidades ao produto). Nem todos os membros da equipe trabalham em todos os produtos - dependendo da tecnologia ou perfil de atuação, pode haver uma separação. Entretanto um membro da equipe pode trabalhar em mais de um produto.
Inicialmente, fiz a seguinte matriz de Indicador x Dimensão:
A minha dúvida é se um conceito pode aparecer tanto como indicador quanto dimensão.
Modelei Produto e Perfil das pessoas tanto como Indicador quanto com Dimensão mas não sei se está correto. Fiz isso porque, além de saber quais são os projetos, serviços e defeitos de cada produto, ainda preciso responder qual é a equipe responsável por aquele produto. Uma situação análoga acontece com o Perfil das pessoas.
Resumindo, quando tenho duas dimensões (nesse caso Produto e Equipe) que precisam ser correlacionadas em um indicador, como devemos proceder? Qual seria a melhor modelagem para esse caso?
Obrigada, Márcia.