1
resposta

Matriz Indicador x Dimensão - um mesmo conceito pode aparecer tanto como Indicador quanto como Dimensão?

Bom dia, pessoal!

Estou tentando exercitar o conceito da Matriz Indicador x Dimensão.

Quero criar um DW para atender às necessidades de uma empresa de desenvolvimento de software.

Nessa empresa, uma determinada equipe de TI é responsável por vários produtos. Para cada produto, existem tarefas do tipo sustentação, serviço e projeto (que agregam novas funcionalidades ao produto). Nem todos os membros da equipe trabalham em todos os produtos - dependendo da tecnologia ou perfil de atuação, pode haver uma separação. Entretanto um membro da equipe pode trabalhar em mais de um produto.

Inicialmente, fiz a seguinte matriz de Indicador x Dimensão:

Figura mostrando uma matriz de Indicador x Dimensão

A minha dúvida é se um conceito pode aparecer tanto como indicador quanto dimensão.

Modelei Produto e Perfil das pessoas tanto como Indicador quanto com Dimensão mas não sei se está correto. Fiz isso porque, além de saber quais são os projetos, serviços e defeitos de cada produto, ainda preciso responder qual é a equipe responsável por aquele produto. Uma situação análoga acontece com o Perfil das pessoas.

Resumindo, quando tenho duas dimensões (nesse caso Produto e Equipe) que precisam ser correlacionadas em um indicador, como devemos proceder? Qual seria a melhor modelagem para esse caso?

Obrigada, Márcia.

1 resposta

Marcia,

para ficar mais fácil o conceito de Indicadores e Dimensões, entenda que indicador é o que você calcula, e dimensão é o que você usa para identificar qualidades desses cálculos.

Exemplo: Produto e perfil não são compostos por cálculos. Se tratam de dimensões. Tem que entender o que você quer dizer que um projeto e um produto são. Pra mim, um projeto vai gerar um produto final. Na sua matriz, eu não identifiquei nenhum indicador. Seriam todos dimensões. Um indicador por exemplo, seria Custo (qual foi o custo do projeto? qual foi o custo de ter essa equipe alocada?). Outro indicador, seria o valor de venda do projeto, etc.

Então, em um exemplo de dados, você poderia ter:

Exemplo

Resultado:

Resultado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software