3
respostas

Matriz dimensão x Indicador

Olá, bom dia. Tenho duas dúvidas:

1º. Para se ter uma tabela de fato, é necessário que o cruzamento dos indicadores com as dimensões sejam em sua totalidade? Por exemplo: os indicadores ind1 e ind2 possuem cruzamento com todas as dimensões. Isso caracteriza uma tabela fato?

2º Por que que na tabela de fato 2, os indicadores ind3 e ind4 consideraram apenas as dimensões dim2 e dim3 e não a dim4 também?

3 respostas

Eu também fiquei com a mesma dúvida.

Se não há nenhum critério de interseção de dimensões entre os indicadores nos demais fatores, acredito que o instrutor tenha "comido mosca".

Eu acredito que foi erro mesmo falando sobre a pergunta 2. Porque no momento anterior, no minuto 3 com 4 segundos para ser mais preciso, ele mostra que a tabela fato2 levaria em consideração a DIM4. Segue print:

Exemplo de matriz Dimensão x Indicador

Boa noite!

1º - Pelo que eu entendi, sim. As tabelas fato são criadas de acordo com o cruzamento que tem com as dimensões. Um exemplo de como entendi, vamos supor que o Ind5 não esteja cruzando com a Dim3, neste caso, ao invés de termos 3 tabelas fato, teríamos 4 pois ele não repete exatamente os mesmos cruzamentos que o Ind6.

Espero ter contribuido de alguma forma com a minha visão.

Boa formação a vocês! :) Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software