2
respostas

Matriz Dimensão X Indicador

Gente não entendi absolutamente nada sobre como fazer uma matriz? alguém pode me ajudar? Por exemplo dimensões/indicadores sobre meu problema sao: Quero saber a quantidade de cliente perdidos e inativos da empresa (se a última compra foi há mais de 9 meses, eh considerado perdido. Se comprou entre meses atrás e 6 meses atrás é inativo)

O que eu uso para saber eh a data da última compra. Mas como fazer uma matriz com isso?

2 respostas

Oii Mônica, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em retornar com sua resposta, vamos lá.

A Matriz Dimensão Indicador é feito para relacionar os indicadores com as dimensões. Depois das entrevistas, já terá definido as dimensões e os indicadores, entretanto os indicadores vem das dimensões, por isso é feito essa matriz. Até aqui ok?

Em relação ao seu caso, a dimensão é Cliente e Tempo. O indicador é Quantidade de Clientes Perdidos e Inativos.

Então, na matriz, esse indicador vai relacionar com a dimensão cliente e a dimensão tempo. A partir daí, você pode criar um indicador calculado dentro de seu Data Warehouse. Nos cursos posteriores o instrutor fala mais detalhadamente e explica como fazer os indicadores calculados.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvidas estou por aqui, beleza? :)

Acho que a resposta da Maria lhe auxiliará bastante.

A tabela dimensão/indicador, leva você a questionar: o que eu quero monitorar e como quero monitorar?

Nesta caso, você quer monitorar "Quantidade de Clientes Perdidos e Inativos". Para isto rodar, você precisa de um registro de venda e o momento/tempo em que isso aconteceu. Sendo assim, na dimensão entra venda e tempo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software