Princípios dos Estados:
Os estados devem ter affordances claras que os diferenciem dos outros estados e do layout ambiente. Quando ocorrem vários estados ao mesmo tempo, ambos os indicadores de estado devem ser exibidos. Os estados devem ser aplicados consistentemente em todos os componentes para aumentar a usabilidade.
Tipos de Estados:
Ativado (Activated): Indica qual item de um conjunto de opções está sendo visualizado, podendo ser iniciado por padrão ou escolha do usuário. Desabilitado (Disabled): Indica que um componente ou elemento não está interativo e deve ser enfatizado em uma interface de usuário (UI). Foco (Focused): Indica quando um usuário destacou um elemento usando um teclado ou entrada de voz. Selecionado (Selected): Indica a seleção do usuário de opções usando métodos de entrada como toque, cursor, teclado ou voz. Hover: Indica quando um usuário pausa sobre um elemento interativo usando um cursor. Pressionado (Pressed): Indica um toque ou clique do usuário em um elemento interativo. Arrastado (Dragged): Indica quando um usuário pressiona e move um elemento.
Comportamento dos Estados:
Os estados podem ser representados em combinação uns com os outros, como hover, foco, pressionado ou selecionado. A aparência e o desaparecimento dos estados podem ser acompanhados por animações, como fade ou ripple. Em um conjunto de opções, apenas um estado ativado pode estar presente de cada vez. É notável como o Material Design oferece uma estrutura sólida e detalhada para gerenciar estados na UI, garantindo uma experiência do usuário consistente e intuitiva em diferentes dispositivos e plataformas.