3
respostas

Mas e quando é necessário o uso do "disabled"?

Mas e quando é necessário o uso do "disabled"?

3 respostas

Olá, Cristiano.

Você pode usar o atributo disabled quando dado um comportamento do usuário não é mais necessário ele ter acesso aquela informação.

Por exemplo, você está preenchendo um formulário de cadastro onde ele pergunta o ano que você nasceu e com base na sua idade ele te indicará produtos para você comprar e dentro dessa lista de produtos você tem bebidas alcoólicas, se o usuário for menor do que 18 anos os itens de bebidas alcoólicas podem estar definido com disabled eu até faria um CSS para esconder de quem vê.

Minha pergunta está relacionada ao exemplo de acessibilidade, nós podemos ver os campos disabled, ler suas informações. Porém um leitor de tela não, então o instrutor do curso sugeriu o uso do readonly, pois o leitor de tela consegue ler este, mas e quando realmente é necessário o disabled?! O usuário deficiente não terá feedback? Não se pode trocar um pelo outro, cada um tem uma particularidade. Entendeu?

Desculpa me expressei mal.

Não estou falando pra você trocar um por outro, mas você usar o disabled só quando a informação do formulário não importante para o usuário que vê ou o que não vê.

Por isso que comentei que eu até mudaria o comportamento no CSS pra não deixar visível também para quem vê.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software