Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mariadb-server

Eu criei uma máquina virtual usando o Vagrant com o sistema Debian 10. Tentei instalar uma versão mais recente do MySQL Server, mas descobri que a última versão compatível com o Debian 10 é a 5.7, enquanto a versão mais recente disponível é a 8.0. Como não consegui instalar a versão mais recente do MySQL, decidi instalar o MariaDB Server, que é uma alternativa ao MySQL. Gostaria de saber se isso pode causar algum problema para eu continuar com o curso. Atualmente, estou na aula 8 do curso "Simplificando o Playbook".

1 resposta
solução!

Olá, Luiz!

O MariaDB é um fork do MySQL e, na maioria dos casos, é compatível com as mesmas ferramentas e aplicações que utilizam MySQL, incluindo o WordPress.

No contexto do curso, especialmente na aula "Simplificando o Playbook", onde você está configurando dependências para a instalação do WordPress, a substituição do mysql-server pelo mariadb-server no seu playbook do Ansible deve funcionar sem problemas. Veja como você pode fazer isso:

---
- hosts: all
  tasks:
    - name: Install dependencias 
      ansible.builtin.apt:
        pkg: 
          - apache2
          - ghostscript
          - libapache2-mod-php
          - mariadb-server
          - php
          - php-bcmath
          - php-curl
          - php-imagick
          - php-intl
          - php-json
          - php-mbstring
          - php-mysql
          - php-xml
          - php-zip
        state: latest
        update_cache: yes
      become: yes

Aqui, substituí mysql-server por mariadb-server. Isso deve garantir que o MariaDB seja instalado em vez do MySQL, mantendo a compatibilidade com o restante da configuração.

Bons estudos!