1
resposta

Margem de erro diferente do resultados.

A margem de erro no exercício é de 35 unidades, pra cima ou pra baixo.

Porém como vimos no gráfico e nos dados em alguns pontos nos temos uma diferença de 195, 179 e 160 unidades, referentes a abril, maio e junho de 2020.

Gostaria de entender o porque.

1 resposta

Olá Felipe, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Ótima observação.

A média do desvio absoluto ficou artificial pela simetria perfeita do modelo com os primeiros dados - o que gerou uma quantidade considerável de zeros no cálculo da média. É natural que isso puxe a média para baixo.

Nós temos que incluir os valores que estão com 0 como resultado. Veja, há uma diferença entre o número 0 e não termos valor nenhum. Caso não houvesse valor nós não teríamos que incluí-los no cálculo; mas como o 0 é um número, que vem do resultado da subtração das outras duas colunas, temos que incluí-los no cálculo da média. Isso dá diferença no resultado final.

Entendo a dúvida em relação à confiabilidade do desvio absoluto. Reitero que o desvio abs é uma estimativa e, quanto maior a quantidade de dados obtidos, mais alta será sua acurácia. Na vida real, é possível que você se depare com amostras de dados muito mais ricas do que o exemplo do curso e possa obter mais valores para calcular a média.

Espero ter contribuído com seu raciocínio, Felipe.

Abraço.