Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Marcos Faciais ou Imagens propriamente ditas?

Olá professor. Treinei uma Rede Neural Convolucional com uma base de dados que possui imagens propriamente ditas para fazer uma analise de sentimento. Eu gostaria de saber se o treinamento da Rede com os marcos faciais seria mais eficaz e mais confiável para usar em algum estudo de caso real. Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá Jonata, tudo bem?

Olha, eu já fiz isso e os resultados não foram bons. A grandeza das redes CNN é exatamente a capacidade de aprender padrões nas imagens, com isso ela é quase imbatível no reconhecimento de sentimentos do que utilizando somente os marcos faciais.

Dá uma olhada na minha abordagem . Basicamente eu criei um ponto central em relação a todos os marcos e tracei retas entre eles, e utilizei esses pontos para treinar um modelo, veja na imagem.

Por se tratar de dados discretos e numéricos, utilizei o SVN (Support-Vector Machine) para o treinamento, mas não consegui ir além dos 71%.

Utilizei as CNNs para a identificação de faces, não foi detecção de sentimentos, mas é uma boa aproximação. Neste caso, atingi mais de 90%.

Abraço.