A princípio, mesmo com o código provocando uma margem de erro para o oponente, ele nunca errava. Buscando no forum, encontrei algumas dicas para melhorar isso. Porém, agora notei, que se eu defendo, o oponente também defende. Se um lado marca ponto, os pontos são contabilizados para ambos. Ou seja, sempre empatado! Segue meu código:
//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//Velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//Variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//Variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
let colidiu = false;
//Placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//Sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload() {
trilha = loadSound("trilha.mp3")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
}
//Tamanho da tela de jogo
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
//**************Execussão do jogo***************//
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
bolinhaNaoFicaPresa();
//calculaChanceDeErrar();
}
//**********************************************//
//Funções
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}//Inclusão desses dois IFs para evitar que a raquete ultrapasse o canvas
if(yRaquete > 350){
yRaquete -= 10;
}
if(yRaquete < 0){
yRaquete +=10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play()
}
}
//Função Alternativa da Biblioteca
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1
raquetada.play();
}
}
//Função movimenta raquete oponente
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function incluiPlacar() {
stroke(255);
textSize(16);
textAlign(CENTER);
fill(color(255,140,0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26)
fill(color(255,140,0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26)
}
function marcaPonto() {
if(xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
//Quando a bolinha fica presa
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha + raio < 0){
console.log('bolinha ficou presa');
xBolinha = 300;
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}