1
resposta

Máquinas não pigam no cisco packet tracer

Pessoal estou fazendo o curso "Redes: construindo um projeto com VLANs, políticas de acesso e conexão com internet" e logo na primeira aula me deparei com um problema.

Ao criar o laboratório em anexo as máquinas não pigam entre si. defini os iP 193.165.0.x para os computadores e ascara 255.255.255.0. Mesmo assim não pinga. O que será que eu fiz de errado ?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Walter, olhando sua imagem no Cisco Packet Tracer, aqui vão algumas causas comuns para o problema de "as máquinas não pingam entre si":

1. VLANs mal configuradas

Se você criou VLANs, mas não atribuiu as portas certas às VLANs ou não configurou trunk entre os switches, os pacotes não passam.

➡ Verifique:

• Cada porta do switch foi atribuída à VLAN correta?
  • Existe trunk (802.1q) entre os switches?

2. Endereços IP fora da mesma sub-rede

Você usou IPs do tipo 193.165.0.x com máscara 255.255.255.0 — isso está correto se todos estiverem na mesma sub-rede.

➡ Verifique:

• Todos os PCs têm IPs tipo 193.165.0.x?
  • Todos estão com gateway vazio ou igual se estiver usando roteador?

3. Switch Layer 3 mal configurado ou faltando

Se você tem VLANs diferentes, vai precisar de um roteador ou switch layer 3 com roteamento entre VLANs para que as máquinas de VLANs diferentes se comuniquem.

➡Verifique:

• Há um roteador ou switch L3 configurado com interfaces para cada VLAN?

4. Cabo ou porta errada

Pode parecer bobo, mas às vezes é só um cabo mal conectado ou uma porta errada no switch.

➡ Verifique:

• Todas as conexões têm link verde?
  • As portas usadas são as certas?

Se quiser, posso analisar o .pkt do seu projeto. Quer me mandar o arquivo do Packet Tracer?