5
respostas

Máquina Host não Pinga Máquina Guest no Virtualbox

Pessoal uma dúvida... fui criar uma VM com uma nova versão do Oracle Linux e me deparei com um problema.

Escolhi o modo NAT. A máquina GUEST recebe um IP, consegue pingar o HOST, a internet, mas a maquina HOST não consegue pingar a máquina GUEST. Rodo um iptables -F, mas também não pinga.

Estou criando esta nova VM (boxe) através da última versão do Virtualbox para Mac.

Alguém aqui já passou por isso?

5 respostas

Olá Márcio, tudo bem?

Acredito que o problema seja com relação ao NAT, em redes ele é usado para realizar a tradução de endereços IP, a ideia é que quem está do lado de fora do NAT só veja esse valor traduzido e não o valor interno do endereço IP da máquina.

Para você conseguir pingar a máquina guest sugiro que você altere o modo para placa em modo Bridge, dessa forma, essa máquina guest atuaria como se estivesse em sua rede local e você deverá conseguir pingar a máquina e a comunicação com a internet deverá ser estabelecida da mesma forma.

Espero que essa informação ajude!

Abs

Olá Rafael,

Entendi o que você explicou, corretíssimo!

Mas então é que neste caso pensei em usar o NAT como já uso no Paralells onde tenho um range definido como 10.211.55.0 consigo colocar na máquina e pingar o IP dela.

Não quero deixar como bridge, pois o bridge recebe um IP conforme a rede local e com a VM que vou compartilhar, cada pessoa receberá um outro IP.

Eu apenas achei muito estranho no Virtualbox, mesmo definindo como NAT ou NAT Networking e ativando o DHCP e um range... ele fica trabalhando de uma forma estranha, porque consigo pingar o IP do HOST, mas o HOST deveria pingar o IP da VM (Guest).

Eu consegui fazer isso através da opção de rede Host-Only, mas não tive acesso a internet. Agora tecnicamente falando o caso de usar o NAT para ter o comportamento que citei é possível, e viável. Estou achando que é um problema com o Virtualbox para macOS.

Vou deixar mais detalhes sobre isso quando eu concluir os testes.

Obrigado!

Ja vi nat nessa forma, mas lembro que dava pra pingar, já viu a saída se esta certa? Outra coisa, ja viu se o config na vm esta ok? Ja testou em outra VM? abçs

@Daniel,

Acabei não criando outra VM para testar o assunto. Mas na teoria já com NAT e o sistema operacional GEST estagnado como DHCP... deveria pegar um IP e nós da máquina HOST pingar.... simples assim.

Ao menos foi assim que ficou no Paralells ou quando utilizei VMWare.

Mas vou fazer outros testes na sequência e publico aqui.

Obrigado!

Opa, entendi @marcio, uma dúvida, quando se coloca em nat. voce precisa criar a rota ou fisico ou usar um comutador virtual.

A rota tem que ser criada na maquina host para a vm.

Como esta a sua config?

abçs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software