1
resposta

Mapeando tendências de comportamento

1ª habilidade: empatia

Descrição: capacidade de se colocar no lugar do outro estabelecendo confiança e segurança. ; Sua resposta: Sim, desde sempre percebi a necessidade de me colocar no lugar dos outros, para construir sólidas relações.

Feedback 1: Recentemente recebi um feedback de um liderado dizendo que trabalhar comigo era sempre uma sensação de movimento e desconforto, mas não um desconforto ruim e sim uma oportunidade constante de melhorar. Mas o que ele me disse que mais me impactou foi que eu sou um líder gentil, por sempre fazer questão de estar próximo dos liderados, ajudando no dia a dia e compreendendo como podemos sempre melhorar.

Insights (aprendizados): Não precisamos tratar mal as pessoas, podemos atingir resultados melhores se tratarmos os outros como gostamos de ser tratados.

2ª habilidade: relacionamento Interpessoal

Descrição: facilidade de interação com diversos públicos (equipe, pares e chefia) resultando em relações de confiança.

Sua resposta: Tenho essa como minha principal característica desde sempre. Rodeado de colegas e amigos, sei que consigo desenvolver relações sólidas de confiança e muito produtivas

Feedback 1: Sempre gostei de trabalhar em equipe e o meu relacionamento interpessoal, muito ligado ao meu modo de construir sólidas relações de confiança, me trouxe a oportunidade de crescer na carreira de maneira orgânica para liderar pessoas e projetos

Insights (aprendizados): É de extrema importância que escutemos nossos interlocures e que possamos construir relações de confiança, para que todos cresçam juntos.

3ª habilidade: escuta ativa

Descrição: capacidade de ouvir em detalhes enquanto o outro fala, sem julgamentos, estabelecendo um diálogo construtivo.

Sua resposta: Sim, afinal de contas é impossível ter boas relações interpessoais e empatia sem a escuta ativa.

Feedback 1: Para sempre criar boas relações, tenho o hábito de ter reuniões regulares com as pessoas com as quais eu trabalho, para que possamos construir tudo coletivamente, compreendendo as melhores qualidades de cada e os maiores pontos de atenção, para um resultado positivo no final. Isso ficou claro na pandemia, quando criei uma abertura em nossas agendas para escutar se eu podia fazer alguma diferença positiva na vida de quem estava com dificuldades.

Insights (aprendizados): Sempre que estivermos presentes em conversas, precisamos ter clareza de qual relação queremos criar com nossos interlocutores.

1 resposta

Excelente exercício, Marcos. Ter esse autoconhecimento vai contribuir na sua carreira em muitos aspectis. =-)