Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Mapeamento eficaz e abrangente das "possíveis necessidades" do usuário.

Como pensar num mapeamento eficaz e abrangente dos usuários? Se você pensa em fazer algo de nicho esse mapeamento acaba sendo mais fácil, mas algo como o da problemática proposta é algo muito mais aberto. Com uma equipe maior, mais heterogênea, essa tarefa fica menos difícil, mas levando em conta, por exemplo, equipes pequenas de desenvolvimento, como alcançar um mapeamento satisfatório?

3 respostas

Oi, Carlos, tudo bem?

Pra entender realmente os usuários uma pesquisa aprofundada é o ideal, O processo de pesquisa costuma ser o mais importante em um projeto de UX porque é ele que vai definir realmente o que as pessoas precisam, o que elas não gostam, como elas agem...

Também podemos consultar os times de atendimento, times de marketing e qualquer outro time que tenha acesso ao cliente. Assim conseguimos coletar ótimos dados sobre os usuários, suas necessidades e dores

solução!

Nesse caso, a minha questão é mais voltada para a possibilidade de se estar trabalhando com uma equipe realmente reduzida, algo como um time formado por no máximo 5 pessoas, sem departamentos específicos que possam auxiliar nessa etapa do processo. Como essa é uma realidade no mercado, de empresas pequenas, minha dúvida é se há benchmarking para orientar numa melhor maneira de se alcançar um mapeamento do usuário satisfatório levando em conta essa realidade.

Olá Carlos, beleza?

Na minha humilde opinião, acredito que a pesquisa sempre poderemos fazer, em qualquer etapa do processo de descoberta. Seja em institutos de pesquisa, agremiações do ramo, etc. Por outro lado, quando falamos em ter um mapeamento satisfatório do seu público-alvo, temos que levar em conta uma boa estimativa da sua população total e calcular qual a quantidade adequada para a amostra. Essa análise estatística vai responder qual a margem de erro e o desvio-padrão da pesquisa.