1
resposta

Mapa de Stakeholder

Eu posso utilizar um mapa de stakeholders para mapear melhoria de processos na minha equipe interna, sem tanto foco no cliente final?

1 resposta

Olá, Gilmar, como vai?

Sim, você pode utilizar um mapa de stakeholders para mapear a melhoria de processos na sua equipe interna. O objetivo principal dessa ferramenta é identificar as pessoas ou grupos que podem influenciar ou serem impactados pelo projeto ou processo que você está desenvolvendo.

Por exemplo, imagine que você queira otimizar o fluxo de trabalho de uma equipe de desenvolvimento. Nesse caso, seus stakeholders poderiam incluir:

• Gestores da equipe (que podem aprovar mudanças de processo)
  • Colegas de outras áreas que colaboram diretamente (como designers ou equipe de testes)
  • Membros da própria equipe (que são afetados pelas mudanças e podem contribuir com sugestões)
  • Pessoas responsáveis por recursos e orçamento (caso necessário investir em novas ferramentas ou treinamentos)

Dessa forma, o mapa ajuda a organizar essas pessoas por nível de influência e interesse, facilitando o planejamento de comunicação e engajamento com cada um.

Qualquer outra dúvida, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!