Olá, me desculpe a demora T.T me perdi nas perguntas.
Primeiro respondendo a segunda pergunta, sim pode usar sim como portifólio ^^, acho que é válido informar no projeto que é de um curso e feito para estudo e não um projeto de mercado.
Com relação a mascara o que esta acontecendo é o seguinte:
- Você esta alterando a forma do objeto como um todo, se você notar na sua seleção as bordas estão vermelhas, isso esta indicando que você esta selecionando a CAMADA como um todo e não a mascara dela. Se você ver a do professor é amarela por que ele esta selecionando a MASCARA propriamente dita.
- Ali nas suas camadas, em vez de selecionar o "MEDIO L... a Sólido" a camada, clica no nome Máscara que esta logo abaixo dele, ai sim você vai ver que você tem a possibilidade de selecionar apenas os pontos que você quer editar, podendo editar apenas os pontos de baixo ^^ é como se você estivesse trabalhando com um vetor neste caso ai.
Com relação as teclas de atalho, sim o command no MAC é o CTRL no windows, assim como o OPTION é o ALT, sempre que o professor comentar esses nomes basta fazer esta referencia ok.
E obrigado pelo feedback, vamos sim levar isso adiante nas aulas para sempre trazer do curso como é para o MAC e como é para o WINDOWS ^^
Espero que ajude estas dicas, mas se você não conseguir pode perguntar aqui de novo que a gente acha uma forma de resolver ok =D, bons estudos!!