Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa: paráfrase e questionamento reflexivo

Eu já tinha ouvido falar da paráfrase, no entanto, eu não realizava anotações em tópicos, conforme foi orientado neste curso. Durante o exercício, essas anotações me ajudaram a esclarecer o que o interlocutor queria dizer - inclusive, ajudando-o a se expressar melhor, a partir de minhas anotações.

No questionamento reflexivo, percebi que o interlocutor sentiu-se mais próximo de mim e confiante, pois, para realizar os questionamentos reflexivos, eu tive que prestar mais atenção aos detalhes da conversa - o que denotou meu interesse no que estava sendo dito.

1 resposta

Olá, Helder! Tudo bem?

Muito interessante ver você praticando paráfrase e questionamento reflexivo durante o exercício de escuta ativa. Sua experiência mostra como pequenas mudanças na forma de conduzir uma conversa podem melhorar a compreensão e fortalecer a comunicação.

Sua percepção sobre o uso das anotações em tópicos é bastante relevante. Elas ajudam a organizar as ideias e facilitam a confirmação do entendimento antes de responder. Além disso, você observou um efeito importante do questionamento reflexivo: criar um ambiente de confiança, no qual o interlocutor se sente ouvido e compreendido. Dica: experimente finalizar a conversa fazendo um breve resumo dos principais pontos e perguntando se a interpretação corresponde ao que a outra pessoa quis transmitir. Esse hábito reduz mal-entendidos e torna o diálogo ainda mais produtivo.

Na sua rotina, em quais situações você acredita que a escuta ativa pode gerar os maiores benefícios para a comunicação com colegas ou clientes?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!