Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mão na Massa: Meus Aprendizados e Implementações

É com grande entusiasmo que apresento como explorei e apliquei os conceitos dos exercícios "Mão na massa". Foi uma jornada prática e muito esclarecedora!

1. Adaptando o corpo do texto para unidades relativas
    Nesta atividade, meu objetivo foi fazer com que o texto do meu projeto respondesse melhor às configurações de acessibilidade do navegador do usuário. Para isso, escolhi vários elementos de texto no meu style.css e alterei a unidade de medida do font-size de px para rem.

Por exemplo, meu .cabecalho__menu__link que antes poderia estar com 24px, eu converti para 1.5rem. Fiz o mesmo para o título principal (.apresentacao__conteudo__titulo, convertendo 36px para 2.25rem), para o texto dos parágrafos (.apresentacao__conteudo__texto, de 24px para 1.5rem), para os subtítulos dos links (.apresentacao__links__subtitulos), para os próprios links (.apresentacao__links__link) e também para o rodapé (.rodape).

Salvar o arquivo e testar no navegador, alterando o tamanho da fonte nas configurações de aparência, me mostrou como essa mudança permite que meu site se adapte de forma fluida. Foi muito gratificante ver os textos se ajustarem automaticamente!

1. Convertendo pixels para rem em CSS
    A tarefa de converter todas as unidades de font-size de pixels para rem foi um desafio super útil para melhorar a responsividade do texto. Seguindo a base de que 1rem equivale a 16px por padrão, eu fui buscando cada ocorrência de font-size no meu arquivo styles.css.

Encontrei e converti:

font-size: 24px; para font-size: 1.5rem; (aplicado em links de navegação, textos, subtítulos e no rodapé).

font-size: 36px; para font-size: 2.25rem; (no meu título principal).

Essa conversão foi um passo crucial para tornar meu site mais flexível e acessível.

1. Melhorando a responsividade de um site
    Depois de fazer todas as conversões para rem, abri a página do meu portfólio no navegador para testar a responsividade. Alterei as configurações de tamanho de fonte, passando de "Muito grande" para "Pequeno" e todas as opções intermediárias.

Observei que os textos do site se adaptaram muito bem a cada mudança. Eles aumentavam ou diminuíam de forma proporcional, mantendo a legibilidade. Isso me mostrou que as alterações que fiz realmente melhoraram a experiência do usuário em diferentes configurações. Não encontrei problemas significativos de layout ou legibilidade nessa fase, o que me deixou muito satisfeito com o resultado inicial.

1. Ajustando o CSS para diferentes tamanhos de fonte
    Após os testes de responsividade, notei que o site já estava se comportando de forma bastante satisfatória com os rem. As fontes se ajustam bem, e a estrutura geral permanece organizada.

Considerando que já utilizei Flexbox com gap e align-items para organizar os elementos, o layout já está com uma boa base responsiva. Por enquanto, não precisei fazer grandes ajustes de margin, padding ou font-size adicionais especificamente para resolver problemas em tamanhos de fonte extremos, pois a conversão para rem já resolveu a maior parte.

No entanto, sei que posso continuar aprimorando. Por exemplo, estou ciente de que a largura fixa (width: 615px;) do .apresentacao__conteudo e (width: 378px;) do .apresentacao__links__link pode ser um ponto a otimizar com unidades relativas ou max-width para telas muito específicas no futuro, garantindo ainda mais flexibilidade. Também adicionei a variável --cor-hover ao meu :root e ajustei seu uso, o que me dá mais controle sobre a personalização.

No geral, os resultados foram muito positivos, e estou feliz com a melhoria na responsividade do meu portfólio!

1 resposta
solução!

Oi, Samara! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Achei muito legal como você fez a conversão de px para rem no seu projeto. Isso mostra que você está pensando em responsividade e acessibilidade, o que deixa a experiência do usuário bem mais fluida.

Uma dica interessante para o futuro é usar max-width no lugar de width fixa. Isso ajuda quando a tela é menor. Veja este exemplo:

.apresentacao__conteudo {
    max-width: 615px;
    margin: 0 auto;
}

Esse código mantém a largura máxima, mas permite que o conteúdo se ajuste em telas menores.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!