Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Olá, colegas!

1. Imagine que você tenha participado de vários cursos, workshops ou treinamentos, mas, ao mesmo tempo, sente que falta a aplicação prática desses conhecimentos. O GPT pode te ajudar a identificar se você está investindo mais do que os 10% recomendados em atividades formais. Com uma rápida conversa, você pode explorar suas experiências e descobrir se está aproveitando ao máximo as oportunidades para aprender com sua própria prática.
AspectoSituação AtualSituação Ideal
10% - Aprendizagem FormalEstudo entre 3 e 4 horas por semana em cursos da Alura e outras formações.Manter os estudos formais, mas focar na qualidade e aplicação do conteúdo aprendido.
20% - Aprendizagem SocialParticipo dos fóruns dos cursos, faço perguntas e busco feedback sobre os exercícios.Continuar participando dos fóruns e ampliar a troca de experiências com profissionais de tecnologia e análise de dados.
70% - Aprendizagem PráticaConsigo relacionar os conteúdos com meu trabalho, mas ainda não desenvolvo projetos ou aplicações práticas.Criar pequenos projetos utilizando Python e IA para resolver problemas reais da área de imunização e saúde pública.

Conclusão da Avaliação

Meu principal ponto forte é a capacidade de relacionar os conteúdos estudados com situações reais do meu trabalho. No entanto, o maior desafio é transformar esse conhecimento em prática efetiva por meio de projetos e aplicações reais.

Atualmente, meu aprendizado está mais concentrado na formação teórica. Para me aproximar do modelo 70-20-10, preciso aumentar gradualmente as atividades práticas, aplicando os conhecimentos adquiridos em projetos simples e úteis para minha rotina profissional.

Cronograma de Estudos Sugerido

Considerando uma dedicação de aproximadamente 4 horas semanais:

DiaAtividadeTempo
Segunda-feiraAula do curso da Alura1 hora
Quarta-feiraAula do curso da Alura1 hora
Sexta-feiraExercícios e participação no fórum30 minutos
SábadoDesenvolvimento de projeto prático em Python relacionado à saúde/imunização1 hora
DomingoRevisão dos conteúdos estudados e planejamento da próxima semana30 minutos

Sugestão de Projetos Práticos

1. Calculadora de cobertura vacinal.
  2. Controle de temperatura da Rede de Frio.
  3. Relatório automatizado de doses aplicadas.
  4. Controle simples de estoque de imunobiológicos.
  5. Análise de dados públicos de vacinação utilizando Python.

Meta para os próximos 30 dias

• Concluir os módulos dos cursos em andamento.
  • Desenvolver pelo menos 1 projeto simples em Python relacionado ao trabalho.
  • Participar de discussões nos fóruns semanalmente.
  • Utilizar o ChatGPT para revisar conteúdos e auxiliar na construção do projeto.

Dessa forma, você manterá uma boa base teórica enquanto começa a fortalecer a parte prática, que é justamente onde ocorre a maior parte do aprendizado segundo o método 70-20-10.

1 resposta

Ei! Tudo bem, Vanelice?

Seu planejamento de aprendizagem utilizando o método 70-20-10 ficou fantástico! Parabéns pela excelente capacidade de autoavaliação e por estruturar um plano de ação tão preciso e direcionado para a sua realidade profissional.

Você identificou com muita clareza o ponto que precisava de atenção e usou o ChatGPT de forma estratégica para equilibrar a teoria com a prática. Distribuir suas 4 horas semanais garantindo um tempo fixo no sábado para colocar a mão na massa com Python é o caminho perfeito para consolidar o conhecimento e fixar o conteúdo de verdade.

As sugestões de projetos voltadas para a área de saúde pública e imunização, como o controle de temperatura da Rede de Frio e a análise de dados de vacinação, são excelentes e vão trazer um valor real imenso para o seu dia a dia de trabalho.

Para o seu primeiro projeto em Python de 30 dias, qual daquelas ideias você escolheu para começar a desenvolver?

Continue se dedicando e conte sempre conosco por aqui.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado