Olá, colegas!
- Imagine que você tenha participado de vários cursos, workshops ou treinamentos, mas, ao mesmo tempo, sente que falta a aplicação prática desses conhecimentos. O GPT pode te ajudar a identificar se você está investindo mais do que os 10% recomendados em atividades formais. Com uma rápida conversa, você pode explorar suas experiências e descobrir se está aproveitando ao máximo as oportunidades para aprender com sua própria prática.
| Aspecto | Situação Atual | Situação Ideal |
|---|---|---|
| 10% - Aprendizagem Formal | Estudo entre 3 e 4 horas por semana em cursos da Alura e outras formações. | Manter os estudos formais, mas focar na qualidade e aplicação do conteúdo aprendido. |
| 20% - Aprendizagem Social | Participo dos fóruns dos cursos, faço perguntas e busco feedback sobre os exercícios. | Continuar participando dos fóruns e ampliar a troca de experiências com profissionais de tecnologia e análise de dados. |
| 70% - Aprendizagem Prática | Consigo relacionar os conteúdos com meu trabalho, mas ainda não desenvolvo projetos ou aplicações práticas. | Criar pequenos projetos utilizando Python e IA para resolver problemas reais da área de imunização e saúde pública. |
Conclusão da Avaliação
Meu principal ponto forte é a capacidade de relacionar os conteúdos estudados com situações reais do meu trabalho. No entanto, o maior desafio é transformar esse conhecimento em prática efetiva por meio de projetos e aplicações reais.
Atualmente, meu aprendizado está mais concentrado na formação teórica. Para me aproximar do modelo 70-20-10, preciso aumentar gradualmente as atividades práticas, aplicando os conhecimentos adquiridos em projetos simples e úteis para minha rotina profissional.
Cronograma de Estudos Sugerido
Considerando uma dedicação de aproximadamente 4 horas semanais:
| Dia | Atividade | Tempo |
|---|---|---|
| Segunda-feira | Aula do curso da Alura | 1 hora |
| Quarta-feira | Aula do curso da Alura | 1 hora |
| Sexta-feira | Exercícios e participação no fórum | 30 minutos |
| Sábado | Desenvolvimento de projeto prático em Python relacionado à saúde/imunização | 1 hora |
| Domingo | Revisão dos conteúdos estudados e planejamento da próxima semana | 30 minutos |
Sugestão de Projetos Práticos
- Calculadora de cobertura vacinal.
- Controle de temperatura da Rede de Frio.
- Relatório automatizado de doses aplicadas.
- Controle simples de estoque de imunobiológicos.
- Análise de dados públicos de vacinação utilizando Python.
Meta para os próximos 30 dias
- Concluir os módulos dos cursos em andamento.
- Desenvolver pelo menos 1 projeto simples em Python relacionado ao trabalho.
- Participar de discussões nos fóruns semanalmente.
- Utilizar o ChatGPT para revisar conteúdos e auxiliar na construção do projeto.
Dessa forma, você manterá uma boa base teórica enquanto começa a fortalecer a parte prática, que é justamente onde ocorre a maior parte do aprendizado segundo o método 70-20-10.