Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Considerando que estou desempregada, estudo para concurso das 8h até as 14h, fazendo revisões, lendo pdf, assistindo videoaulas e fazendo questões; e, das 16h até às 20h estou estudando excel, fundamentos da análise de dados, lógica de programação e python; e também faço graduação em design de jogos, como estou distribuindo meu tempo entre atividades práticas e atividades formais de aprendizado de acordo com o método 70-20-10?
Estou dedicando mais do que 10% do meu tempo em cursos e treinamentos?

Pelo modelo 70-20-10 de aprendizagem, a distribuição ideal seria:

• 70%: aprendizado experiencial (prática, resolução de problemas, projetos, aplicação real).
  • 20%: aprendizado social (troca com colegas, mentoria, feedback, grupos de estudo).
  • 10%: aprendizado formal (cursos, aulas, treinamentos, videoaulas, graduação).

Vamos analisar sua rotina.

Tempo diário informado

Concurso (8h às 14h = 6 horas)

• Leitura de PDFs → formal
  • Videoaulas → formal
  • Revisões → depende da forma, mas geralmente formal
  • Questões → prática

Sem saber a proporção exata, uma estimativa razoável seria:

• 4h de estudo formal
  • 2h de resolução de questões (prática)

Análise de dados (16h às 20h = 4 horas)

• Excel, fundamentos, lógica e Python.
  • Se você está fazendo cursos, lendo material e assistindo aulas, isso é formal.
  • Se está criando planilhas, programando exercícios e desenvolvendo projetos, isso é prática.

Como você não mencionou projetos, vou assumir:

• 3h formal
  • 1h prática

Graduação em Design de Jogos
Você não informou a carga horária diária. Vou desconsiderá-la por enquanto para não distorcer os cálculos.

Distribuição estimada

Total diário considerado: 10 horas

• Formal: 7 horas
  • Prática: 3 horas

Percentuais:

TipoHoras%
Formal7h70%
Prática3h30%
Social0h0%

Comparação com o modelo 70-20-10

TipoModelo 70-20-10Sua rotina (estimada)
Prática70%30%
Social20%0%
Formal10%70%

Resposta à sua pergunta

Sim. Pela descrição da sua rotina, você está dedicando muito mais do que 10% do seu tempo a aprendizado formal. Na verdade, provavelmente algo entre 60% e 80%, dependendo de quanto tempo passa fazendo exercícios, simulados, projetos em Excel e programação.

Isso não significa que sua estratégia esteja errada. O modelo 70-20-10 foi criado principalmente para desenvolvimento profissional dentro de organizações, onde a pessoa já trabalha e aprende executando tarefas reais.

No seu caso, como você está:

• estudando para concurso;
  • construindo uma base em análise de dados;
  • aprendendo programação;
  • cursando graduação;

é natural que a parcela de aprendizado formal seja muito maior.

O que poderia aproximar sua rotina do "70"

Na área de análise de dados, por exemplo:

• Criar dashboards no Excel com bases reais.
  • Fazer projetos de análise de dados completos.
  • Resolver desafios de Python.
  • Participar de competições em plataformas como Kaggle.
  • Montar um portfólio.

Para concurso:

• Aumentar a proporção de questões e simulados.
  • Fazer revisões por recuperação ativa (sem consultar material).
  • Resolver provas anteriores.

Essas atividades contam como aprendizado prático e costumam gerar maior retenção do conhecimento.

Pela sua descrição, eu estimaria que você está hoje em algo próximo de 30-0-70 (prática-social-formal), e não em 70-20-10. Isso é bastante comum para quem está em fase de preparação e construção de conhecimento antes de entrar no mercado de trabalho.

1 resposta

Oi Ananda, tudo bem?

Eu achei muito interessante a sua análise, principalmente por destacar que, que é natural dedicar mais tempo ao aprendizado formal. Talvez uma forma de equilibrar ainda mais a rotina seja incluir pequenos projetos práticos e aumentar a quantidade de simulados e exercícios, para aplicar o conteúdo estudado e reforçar o aprendizado.