Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Considerando que estou desempregada, estudo para concurso das 8h até as 14h, fazendo revisões, lendo pdf, assistindo videoaulas e fazendo questões; e, das 16h até às 20h estou estudando excel, fundamentos da análise de dados, lógica de programação e python; e também faço graduação em design de jogos, como estou distribuindo meu tempo entre atividades práticas e atividades formais de aprendizado de acordo com o método 70-20-10?
Estou dedicando mais do que 10% do meu tempo em cursos e treinamentos?

Pelo modelo 70-20-10 de aprendizagem, a distribuição ideal seria:

• 70%: aprendizado experiencial (prática, resolução de problemas, projetos, aplicação real).
  • 20%: aprendizado social (troca com colegas, mentoria, feedback, grupos de estudo).
  • 10%: aprendizado formal (cursos, aulas, treinamentos, videoaulas, graduação).

Vamos analisar sua rotina.

Tempo diário informado

Concurso (8h às 14h = 6 horas)

• Leitura de PDFs → formal
  • Videoaulas → formal
  • Revisões → depende da forma, mas geralmente formal
  • Questões → prática

Sem saber a proporção exata, uma estimativa razoável seria:

• 4h de estudo formal
  • 2h de resolução de questões (prática)

Análise de dados (16h às 20h = 4 horas)

• Excel, fundamentos, lógica e Python.
  • Se você está fazendo cursos, lendo material e assistindo aulas, isso é formal.
  • Se está criando planilhas, programando exercícios e desenvolvendo projetos, isso é prática.

Como você não mencionou projetos, vou assumir:

• 3h formal
  • 1h prática

Graduação em Design de Jogos
Você não informou a carga horária diária. Vou desconsiderá-la por enquanto para não distorcer os cálculos.

Distribuição estimada

Total diário considerado: 10 horas