Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Tenho facilidade para aprender novos conceitos na teoria, mas reconheço que ainda dependo demais dos 10% da educação formal, cursos, aulas e conteúdos. Meu maior desafio é transformar esse conhecimento em prática real. Para evoluir profissionalmente, preciso equilibrar essa balança: reduzir o excesso de teoria e focar nos 70% de aplicação, criando projetos, entregas e experiências que gerem valor e construam meu portfólio.

Prompt:

Quero que você aplique o modelo de aprendizagem 70‑20‑10 para organizar e otimizar minha rotina de estudos e desenvolvimento profissional.

Contexto sobre mim:  
– Sou formado em Design e atuo como fotógrafo.
– Atualmente estudo Análise de Dados e Inglês.
– Tenho facilidade com teoria, mas dificuldade em transformar conhecimento em prática real.
– Meu objetivo é equilibrar meu aprendizado, reduzindo o excesso de teoria e aumentando a prática aplicada.

O que eu quero que você faça:

Crie um plano personalizado usando o método 70‑20‑10, distribuindo:
– 70% em prática real (projetos, exercícios, portfólio, desafios, aplicações no trabalho).
– 20% em aprendizado social (feedback, comunidades, mentoria, revisão de código).
– 10% em teoria (cursos, aulas, leituras).

Adapte esse plano para minha rotina atual.

Mostre exemplos práticos de como posso aplicar o método em:
– Design
– Fotografia
– Análise de Dados
– Inglês

Crie sugestões de atividades semanais e diárias que sejam realistas e sustentáveis.

Resposta:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

link de acesso da resposta gerada:

https://chatgpt.com/share/6a150157-7cd8-83e9-a87d-1347276dbeac

Explicação:

Ajustei o prompt para deixá‑lo mais claro e garantir que o método 70‑20‑10 fosse aplicado de forma prática à minha rotina. Para isso, incluí informações essenciais sobre minha formação em Design, minha experiência como fotógrafo e meus estudos atuais em Análise de Dados e Inglês. Também deixei explícitas minhas habilidades e dificuldades, especialmente o excesso de foco na teoria e a falta de prática real.
Com esse contexto, o modelo consegue gerar um plano de aprendizagem mais preciso, útil e alinhado ao meu dia a dia.

2 respostas
solução!

Olá, Brendo. Como vai?
Agradeço por compartilhar.

Você estruturou uma lógica limpa ao desenhar um prompt rico em contexto, amarrando suas frentes de estudo com os pilares exatos do modelo de desenvolvimento, o que deixa o entendimento do plano elegante e evita respostas genéricas baseadas apenas em cronogramas teóricos repetitivos. Isolar o seu histórico profissional e apontar a transição de carreira para dados demonstra uma boa prática de engenharia de prompts e organização de processos na aprendizagem acelerada.

Uma dica interessante para o futuro é utilizar estruturas de objetos ou matrizes de tarefas para organizar a distribuição dessas frentes de estudo dentro do rascunho de engenharia do seu prompt. Caso o seu plano ganhe novas disciplinas, mapear o peso percentual e as ações de cada matéria em chaves textuais ajuda o modelo a gerar respostas mais simétricas e balanceadas para a sua rotina semanal.

Na sua visão, isolar a contextualização das suas dificuldades e metas em uma etapa prévia de estruturação ajuda a manter a montagem da rotina de estudos focada em uma única responsabilidade de forma mais organizada?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Sim, isolar antes as suas dificuldades e metas realmente ajuda, porque deixa a criação da rotina de estudos muito mais organizada e focada. Quando você já entende o que precisa melhorar e qual objetivo quer alcançar, a etapa de montar a rotina vira apenas executar um plano claro, sem distrações ou decisões extras no meio do processo.