Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa. Método 70- 20 -10

Comparando com o modelo 70-20-10:

Categoria Seu percentual Modelo 70-20-10
Prática 50% 70%
Troca com pessoas 20% 20%
Cursos e treinamentos 30% 10%

Análise:
Você está dedicando mais tempo ao aprendizado formal (30%) do que o recomendado pelo modelo 70-20-10 (10%). Ao mesmo tempo, está dedicando menos tempo às atividades práticas (50%) do que o sugerido (70%).

Uma possível conclusão seria:

"Atualmente, estou investindo 50% do meu tempo em atividades práticas, 20% em aprendizado por meio da interação com outras pessoas e 30% em cursos e treinamentos. Isso mostra que estou dedicando mais tempo ao aprendizado formal do que o recomendado pelo modelo 70-20-10, indicando uma oportunidade de aumentar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos."

1 resposta

Olá, Estudante, tudo bem?

Valeu por compartilhar sua análise aqui no fórum!

Você fez uma comparação bem estruturada com o modelo 70-20-10 e chegou a uma conclusão honesta sobre o seu momento atual. Isso já é um passo importante: reconhecer onde está e onde pode ajustar.

Só um ponto para enriquecer sua reflexão: o modelo 70-20-10 não é uma regra rígida, é uma referência. Dependendo da fase de aprendizado, dedicar mais tempo a cursos e treinamentos pode fazer sentido, especialmente quando você está construindo a base de um tema novo. O problema acontece quando o aprendizado formal se torna um fim em si mesmo, sem aplicação prática para consolidar o conhecimento.

Sua conclusão está bem escrita e já aponta o caminho: aumentar a prática. Uma pergunta que pode te ajudar a avançar: de todo o conteúdo que você está consumindo nos 30% de cursos, quanto está sendo aplicado nos 50% de prática? Se a resposta for "pouco", esse é o ajuste mais importante a fazer.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade