1
resposta

Mão na massa: explorando probabilidades

Prompt: Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

Chat: Entendi ✅
Quando você escrever uma frase, vou listar as 5 palavras mais prováveis para completá-la, junto com suas probabilidades.

Eu: eu gosto muito
Chat:
de — 64%
quando — 18%
do — 7%
das — 6%
dos — 5%

Eu: eu gosto muito de
Chat:
você — 42%
comer — 21%
viajar — 15%
aprender — 12%
música — 10%

1 resposta

Olá, Rayanne, como vai?

Você explorou muito bem o conceito de probabilidades. Seu exemplo demonstra claramente como o modelo calcula as próximas palavras mais prováveis com base no contexto fornecido. A estrutura do seu prompt foi eficaz para obter as respostas no formato desejado, apenas listando as palavras e suas probabilidades.

Uma dica interessante é experimentar frases mais longas ou contextos específicos para observar como as probabilidades se ajustam. Por exemplo, completar "eu gosto muito de programar em" pode gerar palavras como "Python", "JavaScript" ou "Java" com probabilidades distintas, dependendo do treinamento do modelo.

Continue compartilhando seus experimentos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!