Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Mão na massa: cronograma de estudos

Passo 1 e 2: A Taxonomia de Bloom e Estratégias de Estudo

Para começar, aqui está o mapeamento dos seis níveis da Taxonomia de Bloom e as estratégias ideais para atingir cada um deles:

• 1. Memorizar (Lembrar): Capacidade de recordar fatos e conceitos básicos.

• Estratégias: Uso de flashcards (como o Anki), repetição espaçada, leitura de documentação oficial, comandos de terminal ou sintaxes específicas.

• 2. Compreender: Capacidade de explicar ideias ou conceitos.

• Estratégias: Criação de resumos com as próprias palavras, elaboração de mapas mentais, Técnica Feynman (tentar explicar o conceito em voz alta de forma simples).

• 3. Aplicar: Usar a informação em novas situações.

• Estratégias: Exercícios hands-on, codificação prática seguindo tutoriais, subida de ambientes locais para testes (ex: configurar containers no Docker).

• 4. Analisar: Estabelecer conexões entre ideias e quebrar a informação em partes.

• Estratégias: Debugging de código, estudos de caso de arquitetura, leitura de código de terceiros (code review), comparação entre tecnologias (ex: analisar os trade-offs entre mensageria tradicional e streaming de eventos).

• 5. Avaliar: Justificar uma decisão ou curso de ação.

• Estratégias: Escrever testes automatizados, avaliar o custo-benefício da refatoração de um sistema, analisar gargalos de performance e criticar decisões arquiteturais.

• 6. Criar: Produzir um trabalho original.

• Estratégias: Desenvolver uma Proof of Concept (PoC) do zero, arquitetar um novo projeto, escrever um artigo técnico ou criar uma biblioteca.

Passo 3: Cronograma de Estudos Semanal

Abaixo está um exemplo de cronograma semanal aplicando os níveis da Taxonomia de Bloom de forma progressiva.

Dia da SemanaNíveis de BloomEstratégia de EstudoFoco do Estudo (Exemplo Prático)Tempo Sugerido
Segunda-feiraMemorizar e CompreenderLeitura de documentação e mapas mentais.Estudar os conceitos teóricos e o ciclo de vida de frameworks assíncronos (como o Hyperf).1h 30m
Terça-feiraAplicarHands-on e prática guiada.Subir o ambiente via Docker e testar configurações de brokers como RabbitMQ ou Kafka.2h
Quarta-feiraAnalisarEstudo de Caso / Code Review.Comparar cenários de uso: quando usar filas tradicionais vs streams de dados em sistemas distribuídos.1h
Quinta-feiraAvaliarTestes e Refatoração.Avaliar o código prático gerado na terça, escrever testes unitários e identificar pontos de melhoria.1h 30m
Sexta-feiraCriarProjeto (PoC).Juntar os conceitos da semana para iniciar o esqueleto de um novo microsserviço PHP.2h
Sábado/DomingoMemorizarRevisão ativa.Revisão rápida de anotações ou flashcards dos conceitos novos aprendidos na semana.30m

Passo 4: Compartilhamento e Discussão (Texto para o Fórum)

Você pode copiar, colar e adaptar o texto abaixo para compartilhar a sua atividade no fórum da Alura:

Título: Meu Cronograma de Estudos com a Taxonomia de Bloom (Foco em Backend)
Olá, pessoal! Compartilhando o resultado da minha atividade da Mão na Massa.
Utilizei a IA para explorar os 6 níveis da Taxonomia de Bloom e resolvi aplicar essas estratégias focado no meu aprimoramento em arquitetura de software e desenvolvimento backend.
Minhas estratégias mapeadas foram:

• Memorizar/Compreender: Uso de mapas mentais e leitura aprofundada de documentação oficial.
  • Aplicar/Analisar: Estudos de caso arquiteturais e muito hands-on (subindo ambientes isolados para validar conceitos).
  • Avaliar/Criar: Escrever testes para justificar a resiliência do código e criar Proof of Concepts (PoCs) do zero.

Meu Cronograma Semanal ficou assim:
Decidi iniciar a semana focada na base (Segunda: ler e compreender novos conceitos e ferramentas). No meio da semana, elevo a complexidade (Terça e Quarta: criar containers, aplicar as ferramentas na prática e analisar trade-offs entre tecnologias). Fecho a semana focada na ponta da pirâmide de Bloom (Quinta e Sexta: avaliar meu próprio código escrevendo testes e criando um mini-projeto ou microsserviço integrando tudo). Aos finais de semana, faço apenas uma revisão leve (30 min) para fixar a memória.
Achei essa divisão excelente porque tira o peso de tentar "criar" algo logo no primeiro dia de estudo, respeitando a curva de aprendizado. Alguém mais organizou os estudos de forma progressiva assim durante a semana?