Passo 1 e 2: A Taxonomia de Bloom e Estratégias de Estudo
Para começar, aqui está o mapeamento dos seis níveis da Taxonomia de Bloom e as estratégias ideais para atingir cada um deles:
1. Memorizar (Lembrar): Capacidade de recordar fatos e conceitos básicos.
Estratégias: Uso de flashcards (como o Anki), repetição espaçada, leitura de documentação oficial, comandos de terminal ou sintaxes específicas.
2. Compreender: Capacidade de explicar ideias ou conceitos.
Estratégias: Criação de resumos com as próprias palavras, elaboração de mapas mentais, Técnica Feynman (tentar explicar o conceito em voz alta de forma simples).
3. Aplicar: Usar a informação em novas situações.
Estratégias: Exercícios hands-on, codificação prática seguindo tutoriais, subida de ambientes locais para testes (ex: configurar containers no Docker).
4. Analisar: Estabelecer conexões entre ideias e quebrar a informação em partes.
Estratégias: Debugging de código, estudos de caso de arquitetura, leitura de código de terceiros (code review), comparação entre tecnologias (ex: analisar os trade-offs entre mensageria tradicional e streaming de eventos).
5. Avaliar: Justificar uma decisão ou curso de ação.
Estratégias: Escrever testes automatizados, avaliar o custo-benefício da refatoração de um sistema, analisar gargalos de performance e criticar decisões arquiteturais.
6. Criar: Produzir um trabalho original.
Estratégias: Desenvolver uma Proof of Concept (PoC) do zero, arquitetar um novo projeto, escrever um artigo técnico ou criar uma biblioteca.
Passo 3: Cronograma de Estudos Semanal
Abaixo está um exemplo de cronograma semanal aplicando os níveis da Taxonomia de Bloom de forma progressiva.
| Dia da Semana | Níveis de Bloom | Estratégia de Estudo | Foco do Estudo (Exemplo Prático) | Tempo Sugerido |
|---|---|---|---|---|
| Segunda-feira | Memorizar e Compreender | Leitura de documentação e mapas mentais. | Estudar os conceitos teóricos e o ciclo de vida de frameworks assíncronos (como o Hyperf). | 1h 30m |
| Terça-feira | Aplicar | Hands-on e prática guiada. | Subir o ambiente via Docker e testar configurações de brokers como RabbitMQ ou Kafka. | 2h |
| Quarta-feira | Analisar | Estudo de Caso / Code Review. | Comparar cenários de uso: quando usar filas tradicionais vs streams de dados em sistemas distribuídos. | 1h |
| Quinta-feira | Avaliar | Testes e Refatoração. | Avaliar o código prático gerado na terça, escrever testes unitários e identificar pontos de melhoria. | 1h 30m |
| Sexta-feira | Criar | Projeto (PoC). | Juntar os conceitos da semana para iniciar o esqueleto de um novo microsserviço PHP. | 2h |
| Sábado/Domingo | Memorizar | Revisão ativa. | Revisão rápida de anotações ou flashcards dos conceitos novos aprendidos na semana. | 30m |
Passo 4: Compartilhamento e Discussão (Texto para o Fórum)
Você pode copiar, colar e adaptar o texto abaixo para compartilhar a sua atividade no fórum da Alura:
Título: Meu Cronograma de Estudos com a Taxonomia de Bloom (Foco em Backend)
Olá, pessoal! Compartilhando o resultado da minha atividade da Mão na Massa.
Utilizei a IA para explorar os 6 níveis da Taxonomia de Bloom e resolvi aplicar essas estratégias focado no meu aprimoramento em arquitetura de software e desenvolvimento backend.
Minhas estratégias mapeadas foram:
- Memorizar/Compreender: Uso de mapas mentais e leitura aprofundada de documentação oficial.
- Aplicar/Analisar: Estudos de caso arquiteturais e muito hands-on (subindo ambientes isolados para validar conceitos).
- Avaliar/Criar: Escrever testes para justificar a resiliência do código e criar Proof of Concepts (PoCs) do zero.
Meu Cronograma Semanal ficou assim:
Decidi iniciar a semana focada na base (Segunda: ler e compreender novos conceitos e ferramentas). No meio da semana, elevo a complexidade (Terça e Quarta: criar containers, aplicar as ferramentas na prática e analisar trade-offs entre tecnologias). Fecho a semana focada na ponta da pirâmide de Bloom (Quinta e Sexta: avaliar meu próprio código escrevendo testes e criando um mini-projeto ou microsserviço integrando tudo). Aos finais de semana, faço apenas uma revisão leve (30 min) para fixar a memória.
Achei essa divisão excelente porque tira o peso de tentar "criar" algo logo no primeiro dia de estudo, respeitando a curva de aprendizado. Alguém mais organizou os estudos de forma progressiva assim durante a semana?