Aplicação da Taxonomia de Bloom na Criação de um Cronograma de Estudos
Para desenvolver um cronograma de estudos mais eficiente, utilizei o ChatGPT para pesquisar os seis níveis da Taxonomia de Bloom: memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. A partir dessas informações, identifiquei estratégias de estudo adequadas ao meu perfil de aprendizagem, que combina características práticas e visuais.
Estratégias de Estudo por Nível da Taxonomia de Bloom
Memorizar: Utilização de anotações, resumos e flashcards para recordar conceitos, fórmulas e definições importantes.
Compreender: Assistir videoaulas, fazer resumos com minhas próprias palavras e utilizar mapas mentais para organizar as informações.
Aplicar: Resolver exercícios práticos e utilizar ferramentas de análise de dados para colocar os conhecimentos em prática.
Analisar: Comparar diferentes métodos de resolução, interpretar dados e identificar padrões em conjuntos de informações.
Avaliar: Revisar resultados, verificar erros e analisar a confiabilidade das fontes e dos dados utilizados.
Criar: Desenvolver pequenos projetos de análise de dados, dashboards e relatórios para consolidar o aprendizado.
Cronograma de Estudos Semanal
Como trabalho durante a manhã, organizei meus estudos para o período da tarde.
Segunda-feira
- 14h às 15h: Memorizar conceitos por meio de resumos e flashcards.
- 15h às 17h: Compreender conteúdos por meio de videoaulas e mapas mentais.
Terça-feira
- 14h às 17h: Aplicar os conhecimentos em exercícios práticos de Excel, SQL ou Power BI.
Quarta-feira
- 14h às 15h30: Analisar exercícios resolvidos e interpretar dados.
- 15h30 às 17h: Resolver estudos de caso.
Quinta-feira
- 14h às 15h30: Avaliar resultados dos exercícios realizados.
- 15h30 às 17h: Revisar conteúdos com maior dificuldade.
Sexta-feira
- 14h às 17h: Criar projetos práticos, dashboards ou relatórios utilizando os conhecimentos estudados durante a semana.
Reflexão
A utilização da Taxonomia de Bloom permitiu organizar meus estudos de forma progressiva, começando pela memorização e compreensão dos conceitos e avançando para aplicação, análise, avaliação e criação. Essa estrutura torna o aprendizado mais eficiente e alinhado ao meu perfil, que aprende melhor por meio da prática e da visualização dos conteúdos.