Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa: cronograma de estudos

Aplicação da Taxonomia de Bloom na Criação de um Cronograma de Estudos

Para desenvolver um cronograma de estudos mais eficiente, utilizei o ChatGPT para pesquisar os seis níveis da Taxonomia de Bloom: memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. A partir dessas informações, identifiquei estratégias de estudo adequadas ao meu perfil de aprendizagem, que combina características práticas e visuais.

Estratégias de Estudo por Nível da Taxonomia de Bloom

Memorizar: Utilização de anotações, resumos e flashcards para recordar conceitos, fórmulas e definições importantes.

Compreender: Assistir videoaulas, fazer resumos com minhas próprias palavras e utilizar mapas mentais para organizar as informações.

Aplicar: Resolver exercícios práticos e utilizar ferramentas de análise de dados para colocar os conhecimentos em prática.

Analisar: Comparar diferentes métodos de resolução, interpretar dados e identificar padrões em conjuntos de informações.

Avaliar: Revisar resultados, verificar erros e analisar a confiabilidade das fontes e dos dados utilizados.

Criar: Desenvolver pequenos projetos de análise de dados, dashboards e relatórios para consolidar o aprendizado.

Cronograma de Estudos Semanal

Como trabalho durante a manhã, organizei meus estudos para o período da tarde.

Segunda-feira

• 14h às 15h: Memorizar conceitos por meio de resumos e flashcards.
  • 15h às 17h: Compreender conteúdos por meio de videoaulas e mapas mentais.

Terça-feira

• 14h às 17h: Aplicar os conhecimentos em exercícios práticos de Excel, SQL ou Power BI.

Quarta-feira

• 14h às 15h30: Analisar exercícios resolvidos e interpretar dados.
  • 15h30 às 17h: Resolver estudos de caso.

Quinta-feira

• 14h às 15h30: Avaliar resultados dos exercícios realizados.
  • 15h30 às 17h: Revisar conteúdos com maior dificuldade.

Sexta-feira

• 14h às 17h: Criar projetos práticos, dashboards ou relatórios utilizando os conhecimentos estudados durante a semana.

Reflexão

A utilização da Taxonomia de Bloom permitiu organizar meus estudos de forma progressiva, começando pela memorização e compreensão dos conceitos e avançando para aplicação, análise, avaliação e criação. Essa estrutura torna o aprendizado mais eficiente e alinhado ao meu perfil, que aprende melhor por meio da prática e da visualização dos conteúdos.

1 resposta

Olá, Ana Lucia! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Você apresentou uma excelente aplicação da Taxonomia de Bloom, demonstrou clareza na organização das estratégias de estudo e conseguiu alinhar o cronograma ao seu perfil prático e visual. Além disso, estruturou de forma progressiva os níveis de aprendizagem, o que torna seu plano muito eficiente.

É importante perceber que você conseguiu transformar teoria em prática, criando um cronograma que valoriza tanto a memorização quanto a criação de projetos, garantindo evolução contínua no aprendizado.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Flexibilidade: ajustar o cronograma conforme o progresso ou novas necessidades.
  • Feedback: avaliar semanalmente o que funcionou melhor e o que pode ser melhorado.
  • Equilíbrio: incluir pausas estratégicas para manter foco e energia durante os estudos.

Ah uma pergunta: Você prefere manter esse cronograma fixo ou gostaria de adaptá-lo conforme os resultados semanais?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!