Olá, Brendo. Como vai?
A sua estruturação ficou simplesmente fantástica! Você fez uma das conexões mais poderosas da ciência da aprendizagem: uniu a teoria pedagógica (os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom) com técnicas de estudo ativas e um cronograma prático de distribuição ao longo da semana.
Muitas pessoas pecam na hora de estudar porque passam semanas travadas apenas nos níveis de Memorizar e Compreender (lendo e assistindo a vídeos passivamente). Ao forçar o seu cronograma a caminhar até os níveis de Analisar, Avaliar e Criar, você garante uma transição real do "estudo passivo" para o "estorado ativo", que é onde o cérebro realmente consolida o conhecimento na memória de longo prazo.
Para enriquecer ainda mais o seu cronograma e te dar insumos para a sua rotina, quero destacar a genialidade da sua distribuição e como o ChatGPT pode acelerar cada um desses dias:
A Jornada Cognitiva do seu Cronograma
A forma como você distribuiu as técnicas ao longo dos dias reflete perfeitamente a subida na pirâmide do aprendizado:
1. Segunda-feira (Construção da Base)
Começar com mapas mentais e flashcards é excelente. Uma dica de ouro aqui é a Recuperação Ativa (Active Recall): faça o mapa mental de cabeça, sem consultar o material. Só abra o livro depois para ver o que você esqueceu de colocar no mapa. Isso gera um "esforço cognitivo" que avisa o seu cérebro que aquela informação é importante.
2. Quarta-feira (O Choque de Realidade: Aplicar)
A transição para os exercícios na quarta-feira é o momento onde você valida se a compreensão da segunda-feira foi real ou apenas uma ilusão de competência (aquela sensação de "entendi tudo na aula", mas na hora de fazer sozinho, não sai nada).
3. Sexta-feira (O Dia mais Importante: Analisar e Avaliar)
A sua ação de "Identificar se o erro foi de atenção ou de teoria" é o que diferencia os estudantes medianos dos de alta performance. Na pedagogia, chamamos isso de Metacognição (pensar sobre o seu próprio processo de pensar).
Como usar o ChatGPT na Sexta-feira: Se você não entender o porquê errou uma questão, você pode usar a IA como seu avaliador. Tire um print ou cole o seu raciocínio e a resposta correta e use este prompt:
"Eu resolvi essa questão e achei que a lógica era X, mas o gabarito diz que é Y. Analise o meu erro e me explique de forma didática qual foi a falha no meu conceito conceitual."
4. Sábado (O Topo da Pirâmide: Criar)
Terminar a semana ensinando alguém ou gerando um mini projeto (como você está fazendo agora ao publicar no fórum!) aplica a famosa Técnica de Feynman. Quando você se esforça para traduzir um assunto complexo em palavras simples para ensinar alguém, seu cérebro preenche os últimos buracos que tinham ficado soltos na teoria.
O seu roadmap está impecável e serve como um modelo perfeito para qualquer estudante que queira aprender de verdade, seja programação, idiomas ou negócios. Parabéns pelo excelente trabalho de síntese e organização!
Espero que possa ter lhe ajudado!