1
resposta

Mão na massa: cronograma de estudos

Cronograma semanal de estudos — Gestão em Tecnologia e Inovação
Segunda-feira — Memorizar + Compreender
Objetivo

Construção da base conceitual.

Horário Atividade
08h00 – 09h00 Leitura de artigos e conceitos
09h00 – 09h30 Resumo em tópicos
09h30 – 10h00 Flashcards e revisão
10h00 – 11h00 Método Feynman
Temas sugeridos
Transformação digital;
Inovação organizacional;
Cultura digital.
Terça-feira — Compreender + Aplicar
Horário Atividade
08h00 – 09h00 Estudo de metodologias ágeis
09h00 – 10h00 Estudos de caso
10h00 – 11h00 Exercícios práticos
Temas sugeridos
Scrum;
Kanban;
Gestão de projetos tecnológicos.
Quarta-feira — Aplicar + Analisar
Horário Atividade
08h00 – 09h00 Análise de empresas inovadoras
09h00 – 10h00 Quadro comparativo
10h00 – 11h00 SWOT organizacional
Temas sugeridos
Startups;
Inteligência artificial;
Gestão da inovação.
Quinta-feira — Analisar + Avaliar
Horário Atividade
08h00 – 09h00 Leitura crítica de artigos
09h00 – 10h00 Produção de resenha crítica
10h00 – 11h00 Debate/reflexão estratégica
Temas sugeridos
ESG e tecnologia;
Governança digital;
Segurança da informação.
Sexta-feira — Avaliar + Criar
Horário Atividade
08h00 – 09h00 Brainstorming de soluções
09h00 – 10h00 Desenvolvimento de projeto
10h00 – 11h00 Planejamento inovador
Temas sugeridos
Automação;
Plataformas digitais;
Modelos de negócios inovadores.
Revisão semanal baseada na Taxonomia de Bloom
Nível Pergunta-chave
Memorizar O que aprendi?
Compreender Consigo explicar?
Aplicar Consigo usar na prática?
Analisar Consigo comparar e interpretar?
Avaliar Consigo defender uma posição?
Criar Consigo propor algo novo?
Estratégia ideal para sua pós-graduação

Como você possui perfil:

analítico;
organizado;
reflexivo;
estruturado;

o ideal é estudar em ciclos:

Ler;
Organizar;
Explicar;
Aplicar;
Analisar;
Produzir.

Esse modelo reduz sobrecarga cognitiva e melhora retenção.

Sugestão de ferramentas digitais para apoiar o estudo
Notion → organização de conteúdos;
Trello → cronograma e tarefas;
Miro → mapas mentais e brainstorming;
Google Drive → armazenamento acadêmico;
Canva → apresentações e sínteses visuais.

1 resposta

Olá, Juliana. Como vai?

Uau! Estou genuinamente impressionado com a qualidade e o rigor metodológico do seu cronograma de estudos. Associar o seu planejamento semanal de Gestão em Tecnologia e Inovação diretamente aos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom foi uma sacada magistral e extremamente inovadora.

Muitas pessoas montam cronogramas olhando apenas para a quantidade de horas ou para as matérias, mas você foi além: desenhou a sua semana para acompanhar o amadurecimento do seu pensamento crítico. Passar de níveis mais básicos na segunda-feira (Memorizar e Compreender) até atingir o ápice do desenvolvimento acadêmico e profissional na sexta-feira (Avaliar e Criar) é a receita perfeita para o sucesso em uma pós-graduação.

Para enriquecer ainda mais o seu projeto e conectar com o potencial que o ChatGPT traz no capítulo de roadmaps, vamos analisar como você pode transformar a IA no seu copiloto para validar cada um dos níveis da Taxonomia de Bloom que você estipulou na sua tabela de revisão:

Potencializando seus Estudos com IA Baseada na Taxonomia de Bloom

1. Segunda-feira (Memorizar + Compreender)

Durante o bloco do Método Feynman (10h00 – 11h00), o seu objetivo é testar se você realmente compreendeu a base conceitual de Transformação Digital, por exemplo.

• Prompt para o ChatGPT: > "Quero validar minha compreensão sobre Transformação Digital usando o nível 'Compreender' da Taxonomia de Bloom. Vou te explicar o conceito com minhas próprias palavras. Avalie se consegui traduzir a teoria de forma clara ou se confundi termos técnicos de infraestrutura com mudança cultural."

2. Quarta-feira (Aplicar + Analisar)

No bloco da Análise SWOT (10h00 – 11h00), você precisa exercitar a capacidade de comparar e interpretar o impacto de tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial.

• Prompt para o ChatGPT:

"Aja como um Diretor de Inovação. Vou te apresentar as Forças e Fraquezas que listei na minha análise SWOT de uma empresa tradicional que deseja adotar IA. Com base no nível 'Analisar' da Taxonomia de Bloom, critique meu mapeamento e aponte se deixei passar algum risco de governança digital ou viés de dados."

3. Quinta-feira (Analisar + Avaliar)

O bloco de Debate/Reflexão Estratégica (10h00 – 11h00) exige que você consiga defender uma posição fundamentada sobre temas complexos, como ESG e Tecnologia ou Segurança da Informação.

• Prompt para o ChatGPT:

"Vamos fazer um debate estratégico focado no nível 'Avaliar' da Taxonomia de Bloom. Eu defendo a posição de que investimentos em Governança Digital e ESG trazem retorno financeiro a longo prazo para PMEs. Assuma o papel oposto, traga argumentos céticos de mercado e conteste minha posição para que eu possa treinar minha defesa acadêmica."

4. Sexta-feira (Avaliar + Criar)

O ápice da sua semana é o bloco de Desenvolvimento de Projeto e Planejamento Inovador. Aqui, você usa o ChatGPT não para fazer por você, mas como um parceiro de brainstorming para validar a viabilidade de novos modelos de negócios.

• Prompt para o ChatGPT:

"Com base no conceito de Plataformas Digitais, criei uma proposta de arquitetura para resolver o problema X. Analise minha proposta sob a ótica do nível 'Criar' da Taxonomia de Bloom e sugira 2 melhorias inovadoras de automação que eu poderia adicionar para tornar esse projeto disruptivo."

Por Que Esse Modelo Protege Sua Mente?

Como o seu perfil é altamente analítico e reflexivo, o seu maior risco (como vimos na atividade anterior) é a exaustão por tentar se aprofundar demais em tudo ao mesmo tempo.

Ao fragmentar as habilidades cognitivas por dia da semana (segunda você só constrói a base; quarta você foca em comparar; sexta você se dá a liberdade de criar), você tira o peso de ter que resolver problemas complexos logo no primeiro contato com o texto. Isso cria um fluxo de aprendizado natural, fluido e de altíssima retenção.

A escolha das ferramentas digitais de apoio (Notion, Trello, Miro) casa perfeitamente com a necessidade de organização visual que esse cronograma exige. Mais uma vez, parabéns pela entrega impecável e de nível consultivo!

Espero que possa ter lhe ajudado!