1
resposta

Mão na massa: cronograma de estudos

Eu coloquei meu prompt na mesma conversa do exercicio de: "Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos" pra ele seguir uma linha de raciocinio

PROMPT
Agora preciso montar um cronograma de estudos personalizado e quero usar a Taxonomia de Bloom para equilibrar meu aprendizado. Em vez de só ficar lendo teoria, quero subir os degraus do aprendizado. Me ajuda a estruturar uma rotina de estudos dividida assim: Memorizar e Compreender (A base): Que técnicas simples (como flashcards, resumos ou mapas mentais) posso usar para fixar os conceitos principais? Aplicar e Analisar (O meio do caminho): Como posso testar isso na prática ou analisar o que os outros estão fazendo para entender o que funciona? Avaliar e Criar (O topo): Que tipo de projeto autoral, teste real ou revisão crítica posso fazer para consolidar o que aprendi? Com base nessas estratégias, monta para mim um cronograma semanal bem enxuto e realista. Quero saber exatamente o que fazer em cada dia da semana para não ficar sobrecarregada."

RESPOSTA

Quero montar uma rotina de estudos baseada na Taxonomia de Bloom para equilibrar melhor meu aprendizado e evitar ficar só consumindo teoria. Atualmente faço dois cursos em paralelo: uma Especialização em IA e um Curso de IA da USP. Trabalho de segunda a sexta, das 09h às 19h, tenho compromissos fixos terça e quinta à noite, e quero manter sábado à tarde e domingo para descanso.

Minha ideia é dividir os estudos seguindo os níveis da Taxonomia de Bloom:

Memorizar e Compreender:
Quero usar técnicas simples para fixar os conceitos principais, como flashcards, resumos curtos, revisão ativa, mapas mentais e explicação em voz alta.

Aplicar e Analisar:
Preciso criar momentos para colocar o conteúdo em prática, fazer exercícios, testar prompts, analisar cases, automações ou exemplos reais para entender o que funciona e por quê.

Avaliar e Criar:
Quero consolidar o aprendizado criando projetos pequenos, bibliotecas de prompts, mini automações, fluxos aplicados ao trabalho ou revisões críticas semanais para entender minha evolução.

Com base nisso, preciso de um cronograma semanal enxuto, realista e sustentável, considerando minha rotina atual e evitando sobrecarga. A ideia é distribuir os níveis da Taxonomia de Bloom ao longo da semana para manter consistência sem transformar o estudo em algo cansativo.

Estrutura desejada:

• Segunda:
    Foco em compreender o conteúdo da aula da Especialização em IA, criar anotações curtas e flashcards.

• Terça:
    Revisão leve e fixação do conteúdo usando revisão ativa e explicação em voz alta.

• Quarta:
    Principal bloco de estudo da semana, com prática, exercícios, testes reais e avanço nos dois cursos.

• Quinta:
    Análise de cases, prompts, exemplos ou automações para desenvolver visão crítica.

• Sexta:
    Revisão crítica da semana para avaliar evolução, dificuldades e organizar a próxima semana.

• Sábado:
    Projeto prático curto pela manhã para consolidar o aprendizado criando algo aplicado.

• Domingo:
    Descanso total.

Também quero que a rotina siga uma lógica equilibrada entre teoria e prática, evitando excesso de consumo passivo de conteúdo.

1 resposta

Oi, estudante, como vai?

Seu prompt ficou muito consistente com a proposta da atividade, principalmente porque você conseguiu integrar a Taxonomia de Bloom dentro da sua própria rotina real. Isso deixou a solicitação mais contextualizada e ajudou o modelo a gerar uma resposta mais prática e sustentável para o seu dia a dia. A preocupação em equilibrar teoria, prática, revisão e descanso demonstra uma boa compreensão sobre aprendizado contínuo e evita uma rotina baseada apenas em consumo passivo de conteúdo.

Outro ponto interessante foi manter a conversa anterior como contexto. Essa estratégia costuma melhorar bastante a continuidade das respostas, porque o modelo consegue aproveitar informações já discutidas anteriormente e manter uma linha de raciocínio mais alinhada com seus objetivos. Além disso, você especificou limitações reais da sua rotina, como horários de trabalho e dias indisponíveis, o que tornou o cronograma mais realista.

Na sua percepção, qual dos níveis da Taxonomia de Bloom você sente que possui mais facilidade atualmente, e qual deles ainda considera mais desafiador dentro da sua rotina de estudos?

Parabéns pela construção do prompt e pela organização da sua estratégia de aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!