Aqui vai uma explicação sucinta de cada fase da Taxonomia de Bloom Revisada, com sugestões de estratégias de estudo adequadas para cada uma:
Taxonomia de Bloom - Níveis Cognitivos + Estratégias de Estudo
Nível | O que é (de forma simples) | Estratégias de Estudo |
---|---|---|
1. Lembrar (Memorizar) | Reproduzir ou recordar informações básicas. | - Fichas (flashcards)- Mapas mentais- Repetição espaçada |
2. Compreender | Explicar com suas próprias palavras o conteúdo. | - Resumos com linguagem própria- Mapas conceituais- Ensinar alguém |
3. Aplicar | Usar o conhecimento em situações práticas. | - Resolução de exercícios- Estudos de caso- Simulações práticas |
4. Analisar | Dividir o conteúdo em partes e entender relações. | - Comparar conceitos- Analisar gráficos, tabelas- Fazer perguntas tipo: "Por que?" / "Como?" |
5. Avaliar | Julgar, criticar, ou justificar uma decisão ou posição. | - Debates- Análise crítica de textos- Redações argumentativas |
6. Criar (Síntese) | Produzir algo novo a partir do que foi aprendido. | - Projetos- Elaborar perguntas próprias sobre o tema- Criar mapas conceituais originais ou apresentações |
Perfeito! Aqui está um exemplo de Cronograma Semanal de Estudos sobre o tema “Inovação”, organizado por níveis da Taxonomia de Bloom. Montei pensando em um total de cerca de 10 a 12 horas semanais, distribuídas para avançar progressivamente em cada nível cognitivo.
Cronograma de Estudos Semanal – Tema: Inovação (Baseado na Taxonomia de Bloom)
| Dia | Tempo (Horas) | Nível da Taxonomia | Atividade Estratégica |
| Segunda | 2h | Lembrar (Memorizar) | - Criar e revisar flashcards com conceitos-chave de inovação (ex.: tipos de inovação, cases famosos, autores importantes).- Repetição espaçada. | | Terça | 1,5h | Compreender | - Fazer um resumo com suas próprias palavras sobre conceitos aprendidos.- Participar de um grupo de discussão online ou presencial, explicando conceitos como “Inovação Disruptiva” ou “Inovação Incremental”. | | Quarta | 2h | Aplicar | - Resolver estudos de caso reais (ex.: como empresas aplicaram estratégias de inovação).- Criar um pequeno exercício prático: "Como eu aplicaria essa inovação no meu contexto de trabalho ou estudo?". | | Quinta | 1,5h | Analisar | - Comparar duas empresas com estratégias de inovação diferentes (ex.: Google vs. Kodak).- Fazer uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) de um projeto inovador. | | Sexta | 1,5h | Avaliar | - Escrever uma análise crítica: “Quais inovações realmente geram impacto social positivo?”.- Participar de um debate ou fórum online, argumentando sobre os riscos e benefícios de uma inovação recente. | | Sábado | 2h | Criar (Síntese) | - Elaborar um projeto: Propor uma ideia de inovação em um setor que você conhece (ex.: educação, tecnologia, saúde, etc.).- Criar um mapa conceitual que una todos os aprendizados da semana. | | Domingo | Livre / Revisão leve | Todos os níveis | - Revisar os principais pontos da semana.- Fazer autoavaliação: Em qual nível me sinto mais forte? Em qual preciso melhorar? |
Dicas Extras:
- Intercale os níveis: Mesmo no dia de "Analisar", reserve 10 min finais para revisar conceitos (memorização).
- Use recursos variados: podcasts, vídeos no YouTube, TED Talks sobre inovação.
- Adapte a carga horária: Se tiver menos tempo, reduza proporcionalmente, mas mantenha a progressão de níveis.