Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa: crie seu roadmap de estudos

O tema que escolhi foi como melhorar proficiencia em idioma. Utilizando os dados da tabela, pedi ao ChatGPT para me ajudar a detalhar como alcançar os três objetivos. Utilizei o seguinte prompt:
Estou fazendo um roadmap de estudos utilizando a taxonomia de bloom, com etapas de curto, médio e longo prazo.
A curto prazo, meu objetivo é aumentar meu nível de proficiência em inglês, que atualmente é B2. Considere que meu nível de compreensão seja mais alto que meu nível de escrita e conversação. A médio prazo, meu objetivo é me tornar fluente. E a longo prazo, meu objetivo é começar a aprender outro idioma. Levando em conta que pretendo fazer tudo isso sozinha, me ajude a identificar 3 passos que posso tomar em cada etapa para me sair bem nos estudos e concluir meu objetivo.

Utilizando as respostas do ChatGPT, preenchi a tabela, como pode-se ver abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Larissa. Tudo bem com você?

Fiquei muito contente em ver sua resolução para a atividade focada em desenvolver metas textuais e organizacionais, onde você construiu seu roadmap de estudos voltado para a proficiência em idioma. A forma como você estruturou os objetivos divididos em curto, médio e longo prazo reflete de maneira fiel a progressão de complexidade cognitiva proposta pela Taxonomia de Bloom. Distribuir ações práticas que partem da produção de resumos curtos no início e avançam até a simulação de debates complexos e o aprendizado autônomo de uma nova língua demonstra uma excelente apropriação das metodologias ativas com o suporte da inteligência artificial.

Como uma dica interessante para otimizar ainda mais o acompanhamento do seu planejamento de aprendizagem, estipular pequenas métricas semanais ou quinzenais de tempo dedicado a cada habilidade pode auxiliar a manter a constância e o engajamento de longo prazo nas tarefas autônomas.

Observando as estratégias que você estabeleceu para mitigar a diferença entre sua alta compreensão e sua capacidade de escrita e fala, de que forma você pretende monitorar a evolução dessas competências ativas ao longo das fases do seu plano?

Parabéns pelo excelente cronograma traçado e dedicação contínua, saiba que o fórum permanece inteiramente à sua disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!