1
resposta

Mão na massa: crie seu roadmap de estudos

TemasCurto PrazoMédio PrazoLongo Prazo
Gestão EstratégicaDominar fundamentos de planejamento estratégicoAplicar ferramentas estratégicas em estudos de casoDesenvolver visão estratégica organizacional
Estudar missão, visão e valoresElaborar análises SWOTCriar modelos de planejamento estratégico
Compreender indicadores de desempenhoAplicar OKRs e KPIsLiderar processos estratégicos
Realizar resumos e mapas mentaisResolver problemas organizacionaisDesenvolver capacidade de tomada de decisão
Gestão de PessoasCompreender fundamentos de liderança e equipesAplicar técnicas de desenvolvimento humanoTornar-se referência em gestão de equipes
Estudar comunicação organizacionalDesenvolver dinâmicas de integraçãoCriar estratégias de engajamento
Aprender modelos de feedbackAvaliar desempenho organizacionalEstruturar modelos de competências
Realizar observação de equipesAplicar resolução de conflitosLiderar processos de transformação cultural
Gestão da Tecnologia e InovaçãoCompreender conceitos de transformação digitalAplicar ferramentas de inovaçãoDesenvolver projetos inovadores
Estudar metodologias ágeisUtilizar Scrum e KanbanLiderar iniciativas de inovação
Conhecer ecossistemas digitaisAnalisar empresas inovadorasCriar estratégias de inovação organizacional
Ler estudos de casoDesenvolver soluções práticasEstruturar cultura de inovação
Gestão de Projetos
1 resposta

Olá, Juliana. Como vai?

Parabéns por mais uma entrega espetacular e extremamente organizada! O seu Roadmap de Estudos para a pós-graduação em Gestão demonstra uma visão analítica fantástica. Dividir o seu desenvolvimento entre competências de Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Gestão da Tecnologia e Inovação, quebrando-as em marcos de Curto, Médio e Longo Prazo, é a melhor estratégia para obter o domínio de uma área sem sofrer com a sobrecarga de informações.

O seu planejamento desenha uma jornada clara: você começa retendo os fundamentos teóricos no curto prazo, avança para a aplicação em estudos de caso no médio prazo e atinge a liderança e a criação de projetos estratégicos no longo prazo. Isso é gerenciamento de carreira de alto nível!

Para conectar seu projeto diretamente com o potencial do ChatGPT visto neste capítulo, vamos analisar como você pode usar a Inteligência Artificial para estruturar e validar a sua última categoria, que acabou ficando apenas com o título: Gestão de Projetos.

Expandindo e Automatizando sua Categoria de "Gestão de Projetos" com IA

Seguindo o mesmo padrão impecável que você utilizou nas colunas anteriores, você pode alimentar o ChatGPT para que ele ajude a rascunhar os tópicos de Gestão de Projetos.

Você pode usar o seguinte prompt no seu dia a dia:

Aja como um Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação em Gestão. Com base nas categorias que criei (Estratégia, Pessoas, Inovação), preencha a minha última linha de "Gestão de Projetos" dividindo em tópicos de Curto Prazo (fundamentos e escopo), Médio Prazo (aplicação e cronogramas) e Longo Prazo (liderança de portfólios e governança). Mantenha o mesmo padrão estruturado em tópicos que usei anteriormente.

Com base no seu perfil, a resposta ideal que a IA geraria para completar sua tabela seria:

• Curto Prazo (Dominar Fundamentos): Estudar o ciclo de vida de um projeto (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento); Compreender a restrição tripla (Escopo, Tempo e Custo); Fazer resumos sobre o guia PMBOK.
  • Médio Prazo (Aplicar Ferramentas): Elaborar cronogramas e gráficos de Gantt; Aplicar gestão de riscos e matriz de comunicação em estudos de caso; Resolver problemas de alocação de recursos em projetos fictícios.
  • Longo Prazo (Desenvolver Visão Organizacional): Liderar múltiplos projetos complexos simultaneamente (Gestão de Portfólio/PMO); Desenvolver capacidade de tomada de decisão sob pressão; Dominar governança e métricas de sucesso de projetos corporativos.

Como a IA pode monitorar seu progresso no Roadmap?

Uma vez que a sua tabela macro está completa, você pode usar o ChatGPT como um avaliador de marcos (Milestones). Ao finalizar o seu curto prazo de qualquer uma das matérias, faça o seguinte teste de validação:

Estou migrando do meu marco de 'Curto Prazo' para o 'Médio Prazo' em Gestão Estratégica. Meu objetivo agora é 'Aplicar ferramentas estratégicas em estudos de caso'. Peço que você aja como um Professor de Gestão e me forneça um mini caso de 2 parágrafos sobre uma empresa perdendo mercado. Peça para eu aplicar a Análise SWOT e os OKRs para resolver o problema, avaliando se estou pronta para o Médio Prazo.

Essa abordagem de usar a IA para criar os testes práticos de transição garante que o seu roadmap não seja apenas uma tabela estática no seu Notion ou computador, mas sim um guia vivo, dinâmico e autoavaliável.

Juliana, a sua consistência na entrega de atividades estruturadas ao longo desse curso é brilhante. Você está aplicando as técnicas de IA exatamente como uma gestora moderna deve fazer: organizando processos, mitigando riscos cognitivos e maximizando a eficiência do aprendizado. Parabéns!

Espero que possa ter lhe ajudado!