Plano de Estudos: Tema - ARTE Objetivos de Aprendizagem (Baseado na Taxonomia de Bloom)
Prazo | Nível da Taxonomia | Objetivo |
| Curto prazo (1 a 2 semanas) | Memorizar | Conhecer conceitos básicos de Arte: principais movimentos artísticos, artistas famosos e terminologias (ex.: Renascimento, Cubismo, Surrealismo, Arte Contemporânea). | | Médio prazo (3 a 4 semanas) | Compreender | Entender as características de cada movimento artístico, reconhecer os elementos de cada estilo e explicar suas diferenças e contextos históricos. | | Longo prazo (5 a 8 semanas) | Aplicar | Produzir uma obra (desenho, pintura, escultura ou releitura) inspirada em um movimento artístico estudado, justificando as escolhas de estilo, cores e formas. |
Cronograma Semanal Sugerido
| Semana | Foco da Semana | Atividades principais | Tempo sugerido |
| 1 | Memorizar - Introdução aos movimentos artísticos | Estudo com flashcards sobre estilos e artistas Podcasts curtos sobre História da Arte Vídeos rápidos (ex.: YouTube, Khan Academy) | 3 horas | | 2 | Memorizar - Termos técnicos e vocabulário | Criação de glossário pessoal Quiz com perguntas de múltipla escolha Jogos educativos sobre Arte | 3 horas | | 3 | Compreender - Contexto histórico dos movimentos | Análise de documentários Estudo de obras famosas (observação e descrição oral ou escrita) Discussão em grupo ou com tutor sobre as diferenças entre movimentos | 4 horas | | 4 | Compreender - Análise de estilos e artistas | Comparação entre duas obras de diferentes épocas Produção de resumos ou mapas mentais explicando os estilos Exercício: identificar em imagens os estilos artísticos | 4 horas | | 5 | Aplicar - Planejamento da produção artística | Escolha de um movimento artístico de inspiração Planejamento: esboço da obra + justificativa das escolhas Revisão dos conceitos aprendidos | 5 horas | | 6 | Aplicar - Execução da obra | Produção prática da obra (desenho, pintura, colagem etc.) Registro do processo com fotos ou vídeos | 5 horas | | 7 | Aplicar - Apresentação e reflexão | Apresentação oral ou escrita da obra final Relato reflexivo: o que aprendi, dificuldades e inspirações Feedback de colegas ou professor | 3 horas | | 8 | Aplicar - Revisão geral | Revisão de todos os conteúdos Autoavaliação: alcance dos objetivos Compartilhamento da experiência em rede social, blog ou exposição virtual | 3 horas |