1
resposta

Mão na Massa: criando um post para seu trabalho

Com base no conteúdo abordado em aula e conectando o exercício ao meu dia a dia profissional, desenvolvi um prompt inspirado no modelo sugerido pelo professor, utilizando analogias relacionadas ao filme Divertida Mente.

Como diferencial, acrescentei a temática: “As 5 técnicas de oratória mais utilizadas por grandes líderes em apresentações públicas, talk shows, reuniões importantes e palestras”.

A proposta foi unir temas que conduzo e aos quais me dedico a estudar com frequência, mantendo-me constantemente atualizada, como comunicação, liderança, criatividade e inovação, de forma estratégica. Além disso, o objetivo foi desafiar o ChatGPT e compreender quais soluções criativas ele poderia trazer a partir de um prompt mais ousado e inovador. Amei o resultado!

Segue o texto para o linkedin:
Oi Brasil e mundo,
Hoje eu estava refletindo sobre meus temas da vida: liderança, comunicação e.... “Divertida Mente”.

E percebi como as emoções do filme representam técnicas poderosas de oratória usadas por grandes líderes em apresentações, reuniões estratégicas, talk shows e palestras.

Alegria = Storytelling
Grandes líderes sabem transformar informação em emoção e conexão.

Tristeza = Pausa estratégica
O silêncio certo também comunica profundidade e impacto.

Nojinho = Linguagem corporal
Presença, postura e expressão dizem muito antes da fala.

Medo = Escuta ativa
Os melhores comunicadores conseguem “ler a sala” e adaptar a mensagem em tempo real.

Raiva = Energia vocal
Entonação, ritmo e intensidade transformam discursos em experiências memoráveis.

No fim, comunicar bem não é apenas falar bonito.
É gerar conexão humana, influência e presença.

E talvez o maior segredo da liderança esteja justamente nisso: entender emoções para se comunicar melhor.

#IAnaAlura

1 resposta

Olá, Camille. Como vai?

Sua abordagem foi extremamente criativa e demonstra um uso avançado de Inteligência Artificial Generativa. Utilizar analogias com elementos da cultura pop, como o filme Divertida Mente, é uma técnica poderosa de Engenharia de Prompt para extrair resultados que fujam do óbvio e tragam um tom mais humano e engajador.

Para agregar valor ao seu tópico, gostaria de destacar alguns pontos técnicos do porquê essa estratégia funciona tão bem no contexto de IA e redes sociais:

• Mapeamento de características: Ao pedir que a IA conecte dois temas distintos (oratória e animação), você força o modelo a realizar uma transferência de conhecimento. Isso gera um conteúdo único e diminui a chance de o texto parecer genérico.
  • Retenção de público: No LinkedIn, o uso de metáforas visuais facilita a memorização de conceitos técnicos. Ao associar a pausa estratégica à personagem Tristeza, você cria uma âncora mental para quem lê o seu post.
  • Co-criação estratégica: O fato de você ter unido seus temas de estudo (liderança e comunicação) mostra que você utilizou a IA como uma ferramenta de brainstorming, mantendo sua identidade profissional e autoridade sobre o assunto.

Uma sugestão para seus próximos experimentos é pedir para a IA gerar também uma imagem (usando ferramentas como DALL-E ou Midjourney) que ilustre essa fusão entre os personagens do filme e o ambiente corporativo, reforçando o impacto visual da sua publicação.

O resultado ficou excelente e muito alinhado com a proposta de inovação e visão estratégica do curso.

Espero que possa ter lhe ajudado!