Objetivo, realizar atividade proposta do modulo 02 - Modelos de linguagem, 04 - Mão na massa.
A minha proposta é, falar sobre comunicação nas empresas, com base no tema do curso anterior Comunicação:
Perguntas para fazer ao prompt:
Fale sobre 3 temas relacionadodos a comunicação e que ajude os profissionais de uma empresa se comunicarem de forma acertiva
Faça um resumo sobre pensar, falar, ouvir e analisar em um mundo corporativo
Crie um post para eu postar em meu Linkedin pessoal, utilizando a hashtag #IAnaAlura. O post deve ser apropriado para o Linkedin, mas trazendo para a realidade do mundo corporativo de forma informal
Três temas sobre comunicação para mais assertividade nas empresas
Respostas:
Clareza na mensagem
Muitos problemas de comunicação surgem não por falta de informação, mas por excesso ou falta de clareza. Ser direto, objetivo e organizar bem as ideias evita ruídos. Uma boa prática é sempre se perguntar: “Se eu não soubesse nada sobre isso, entenderia essa mensagem?”
Escuta ativa
Comunicação não é só falar bem — é ouvir com atenção real. A escuta ativa envolve prestar atenção, não interromper, validar o que o outro disse e fazer perguntas para garantir entendimento. Isso reduz conflitos e aumenta a colaboração.
Comunicação não violenta (CNV)
A CNV ajuda profissionais a se expressarem sem gerar defensividade. Ela se baseia em quatro pilares: observação, sentimento, necessidade e pedido. Em vez de acusar (“você nunca entrega no prazo”), a ideia é construir (“percebi atrasos nas últimas entregas, isso impacta o time; como podemos ajustar?”).
- Resumo: pensar, falar, ouvir e analisar no mundo corporativo
No ambiente corporativo, comunicação eficaz começa antes mesmo da fala — começa no pensar. É essencial organizar ideias com clareza e propósito.
O falar precisa ser objetivo e adaptado ao público, evitando ruídos e interpretações erradas.
O ouvir é tão importante quanto falar. Profissionais que escutam bem tomam decisões melhores, evitam conflitos e fortalecem relações.
Por fim, o analisar fecha o ciclo: refletir sobre o que foi dito e ouvido permite ajustes contínuos e melhoria na comunicação.
Esses quatro elementos funcionam como um ciclo integrado que sustenta decisões mais assertivas, relações mais saudáveis e melhores resultados.
- Post para LinkedIn
No mundo corporativo, muita gente acha que comunicar bem é saber falar bonito. Mas, na prática, vai muito além disso.
Comunicação de verdade envolve 4 pilares simples (e poderosos):
Pensar antes de falar
Falar com clareza e intenção
Ouvir de forma ativa
Analisar antes de reagir
Parece básico, mas é aqui que muita empresa (e muita carreira) trava.
Quantas vezes um problema não era técnico, mas sim de comunicação?
Desenvolver essa habilidade não é só um “soft skill” — é um diferencial competitivo.
No fim do dia, quem se comunica melhor, lidera melhor, resolve melhor e cresce mais.
E você, em qual desses pontos sente que pode evoluir mais?
#IAnaAlura