Como foi proposto, criei um prompt para fazer um post no meu Linkedin sobre o meu trabalho.
O que solicitei:
Crie um post para o meu perfil no Linkedin que fale sobre o papel de comunicação corporativa e as várias nuances que você pode trabalhar dentro dela. Aqui na OceanPact trabalho na Comunicação e Marketing, que são em uma área só. Sou jornalista de formação, mas com pós em marketing e mídias digitais.
O que ela escreveu:
Comunicação corporativa é, antes de tudo, um exercício constante de tradução.
Traduzir estratégia em narrativa.
Traduzir cultura em comportamento.
Traduzir dados em histórias que fazem sentido para as pessoas.
Ao longo da minha trajetória, percebi que trabalhar com Comunicação vai muito além de produzir conteúdo. É atuar em diferentes frentes — muitas vezes ao mesmo tempo — conectando áreas, alinhando discursos e garantindo coerência entre o que a empresa é, o que ela diz e o que ela entrega.
Hoje, na OceanPact, essa dinâmica é ainda mais evidente. Comunicação e Marketing fazem parte de uma mesma área, o que amplia o olhar e, ao mesmo tempo, traz novos desafios. É preciso equilibrar construção de marca, posicionamento, relacionamento com públicos estratégicos e geração de valor para o negócio.
Na prática, isso significa transitar entre diversas nuances:
• Comunicação interna que engaja e dá clareza de propósito
• Conteúdo que informa, posiciona e conecta
• Gestão de marca e reputação
• Apoio a eventos e experiências
• Interface com imprensa e stakeholders
• Estratégia digital e presença nas redes
Minha formação em Jornalismo me deu base para apurar, organizar e contar boas histórias. A pós-graduação em Marketing e Mídias Digitais trouxe a visão estratégica, orientada a dados e resultados. Hoje, vejo como essas duas frentes se complementam — e são essenciais para quem quer atuar de forma mais completa na área.
Comunicação corporativa é isso: um campo amplo, dinâmico e cheio de possibilidades. E talvez o maior valor esteja justamente nessa capacidade de adaptação — entender o contexto, conectar pontos e construir narrativas que façam sentido para o negócio e para as pessoas.
E para você, qual é o papel da Comunicação dentro da sua empresa hoje?