3
respostas

Mão na massa: criando um post para seu trabalho

Hoje eu coloquei em prática um conceito que parece simples, mas muda completamente o jogo: engenharia de prompt.

Na prática, não é só “pedir algo” para a IA. É saber como pedir.

Testei algumas técnicas no meu dia a dia e o impacto foi direto na qualidade das respostas:

• Clareza total nas instruções
  • Quebra de problemas complexos em etapas menores
  • Direcionamento para o modelo explicar o raciocínio
  • Validação das respostas com justificativas
  • Comparação entre múltiplas saídas para escolher a melhor

Resultado? Respostas mais completas, mais úteis e muito mais aplicáveis ao meu trabalho.

O mais interessante é que isso conecta muito com o que já faço no dia a dia com dados e processos: quanto melhor a estrutura, melhor o resultado.

No fim, não é só sobre IA.
É sobre pensar melhor antes de pedir.

E isso, no mundo atual, virou uma habilidade.

#IAnaAlura

3 respostas

Oi, Cristiam, como vai?

O seu post demonstra uma compreensão profunda sobre como a engenharia de prompt atua na mediação entre a intenção humana e a execução da máquina. Ao destacar que a qualidade da estrutura dita a qualidade do resultado, você conecta o aprendizado de inteligência artificial com fundamentos de lógica e processos, o que é um diferencial importante. O texto está direto, respeita o limite de uma leitura rápida para redes sociais e utiliza a hashtag solicitada de forma natural.

Uma sugestão para potencializar seus estudos é aplicar a técnica de iteração nos seus próprios prompts, solicitando que a inteligência artificial assuma um papel crítico antes de entregar a resposta final. Você pode incluir um comando solicitando que a IA identifique possíveis falhas no próprio raciocínio ou que forneça uma visão contrária ao argumento principal para garantir que o conteúdo seja imparcial e completo.

Parabéns pelo excelente trabalho e por compartilhar sua evolução com a comunidade, continue engajado nas atividades e o fórum está a disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, muito obrigado pela avaliação!

Achei seu post muito bom, Cristiam, principalmente por você ter dado um tom autoral e estratégico que conecta a engenharia de prompt à sua rotina. Para dar o próximo passo, eu recomendo que você use o negrito para destacar os termos centrais, adicione algum resultado quantitativo (como o tempo que você economizou) para tornar o gancho mais real e feche com uma pergunta de engajamento.
Minha sugestão seria algo como: "E por aí, você tem gasto mais tempo refinando o prompt ou corrigindo a resposta?"
Aproveite que sua frase final sobre "pensar antes de pedir" é poderosa para gerar esse debate..