1
resposta

Mão na massa: criando um post para seu trabalho

Meu prompt:
Preciso criar um post no Linkedin contando que a Alura possui formações muito interessantes e úteis para os profissionais da área de tecnologia.
Parâmetros:
Vamos gerar esse post com linguagem profissional, me colocando em posição de credibilidade e referência em Gestão de Produtos.
O texto não pode ser longo, deve ser objetivo, porém com escrita e chamadas que prendam a atenção da audiência.
Conteúdo
O texto deve apresentar a Alura, seus cursos de maior procura
Ir buscar dados referentes a Alura que possa ser apresentados em formato gráfico como infográficos, gráficos, cards.
Se achar que existem outras abordagens adicionais as que eu trouxe e que agregue valor ao meu post, aceito sugestões.
Output
Justifique porque está apresentando as informações que está trazendo para mim e me traga uma variação de 2 modelos de post e dados para eu escolha qual ficaria melhor de usar.
Ao final não esqueça de incluir a hashtag #IAnaAlura

Resultado
O ChatGPT me apresentou duas versões de post e deixou uma sessão com sugestões, já que pedi esse extra para ele.
Veja abaixo:

Outras abordagens que agregam valor (opcionais)

Depoimento ou caso real — se você ou alguém da sua rede já fez um curso Alura que trouxe resultado prático (ex: entregou melhor produto, reduziu tempo, facilitou comunicação técnica), incluir um mini-case reforça credibilidade.

Mapa de trilha personalizada — mostrar como você montaria um “caminho ideal” para quem quer entrar em Produto + Tech usando cursos Alura (ex: lógica → Git → análise de dados → UX → machine learning etc.).

Comparativo contextual do mercado — trazer dados do mercado de tecnologia (salários, competências mais demandadas) e mostrar como os cursos da Alura mapeiam exatamente essas lacunas.

Chamada para ação de engajamento — pedir que quem já fez cursos com a Alura comente qual foi o impacto, ou marque alguém que pode se beneficiar.

Na sequencia me pediu para escolher a versão que mais gostei e sugeriu montar um infográfico, conforme eu havia solicitado que ele fizesse.

O resultado ficou bom! Dei os meus ajustes e postei hoje no meu Linkedin: https://www.linkedin.com/posts/elianacecilia_ianaalura-activity-7379928854204735488-pk59

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Passo 1 - selecione 5 momentos marcantes na historia da copa do mundo
passo 2- crie um post contando a historia desses momentos para uma publicação no Instagram
passo 3- crie uma arte dos momentos do passo 1que possa ser usada como imagem para estampar uma camiseta
O ChatGPT disse:

Perfeito! Vamos fazer isso passo a passo:

Passo 1 – 5 momentos marcantes da história da Copa do Mundo

1950 – Maracanazo (Uruguai x Brasil)

O Uruguai venceu o Brasil por 2x1 no Maracanã lotado, um dos maiores choques da história do futebol.

1966 – A “Mão de Deus” de Geoff Hurst

Na final Inglaterra x Alemanha, Geoff Hurst marcou um gol polêmico com a mão; a Inglaterra venceu e conquistou sua única Copa.

1970 – Pelé e o tricampeonato do Brasil

Pelé liderou o Brasil na conquista do tricampeonato, consolidando sua lenda como o “Rei do Futebol”.

1986 – A “Mão de Deus” de Maradona

Diego Maradona marcou um gol com a mão contra a Inglaterra, seguido do famoso “Gol do Século” no mesmo jogo.

2014 – Alemanha 7x1 Brasil

Um resultado histórico e chocante na semifinal da Copa do Mundo, que marcou profundamente a memória do futebol brasileiro.

Passo 2 – Texto para post de Instagram

Legenda sugerida:

5 Momentos que Marcaram a História da Copa do Mundo

1Maracanazo (1950) – O Uruguai surpreendeu o Brasil no Maracanã, uma derrota que ninguém jamais esqueceu.
2 A “Mão de Deus” (1966) – Geoff Hurst marcou um gol polêmico na final e garantiu a primeira Copa da Inglaterra.
3Pelé e o Tricampeonato (1970) – O Brasil se consagra como potência mundial com o talento do Rei do Futebol.
4 Mão de Deus e Gol do Século (1986) – Maradona mostrou genialidade e controvérsia ao mesmo tempo.
5 Alemanha 7x1 Brasil (2014) – Um resultado chocante que entrou para os livros de história do futebol.

Cada gol, cada drible, cada emoção… a Copa nos dá momentos que jamais saem da memória! Qual desses momentos você lembra com mais intensidade?

Passo 3 – Arte para estampa de camiseta

Sugestão de design:

Estilo: Ilustrativo, com traços de quadrinhos ou caricaturas, cores vibrantes e destaque nos protagonistas.

Elementos:

Maracanazo: Um jogador uruguayo comemorando, Maracanã estilizado ao fundo.

Geoff Hurst 1966: Mão levantada e a bola na rede, Inglaterra em destaque.

Pelé 1970: Pelé sorrindo com a taça, camisa clássica amarela.

Maradona 1986: Maradona driblando e a famosa mão no gol.

Alemanha 7x1: Goleada estilizada, expressões de choque e de festa.

Composição: Cinco quadrantes ou ícones circulares com cada momento, formando um mosaico central.

Cores: Fundo neutro (branco ou preto) para destacar as ilustrações coloridas.

Texto opcional: “História da Copa” ou “Momentos que Entraram para a História”.

Se você quiser, posso gerar agora a arte pronta para estampa da camiseta com todos os 5 momentos em estilo moderno e vibrante, pronta para usar.