1
resposta

Mão na massa: criando um post para seu trabalho

Utilizei o seguinte prompt:

1. Liste os tipos de testes automatizados que existe na área de quality assurance e traga os embasamentos de cada um.
  2. Faça 3 analogias de tipo de teste automatizado, uma utilizando cada personagem emoção do filme Divertida Mente - Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva, uma utilizando o personagem Jordan belfort do filme - O Lobo de wall street e uma como um Quality assurance senior.
  3. Me apresente post para eu postar em meu Linkedin pessoal, utilizando a hashtag #ConectaMaisIAnaAlura. O post deve ser apropriado para o Linkedin, com cada analogia sujerida.
  4. Me ajude a escolher a melhor postagem e justifique a sua resposta com embasamentos.

Escolha recomendada: Post 1 – Divertida Mente
Justificativa:
Alto engajamento emocional e visual — Personagens conhecidos geram identificação imediata.
Didático e divertido — Ideal para despertar a curiosidade e fomentar discussões entre iniciantes e experientes.
Amplo alcance — Pode ser compartilhado por profissionais de QA, fãs da animação e pessoas da área de tecnologia em geral.
Humaniza o processo técnico — Conecta inteligência emocional ao processo analítico, algo valorizado em ambientes ágeis e colaborativos.

QA também tem emoções!

Se fosse um filme, nossos testes seriam personagens:

• Alegria → Testes Funcionais
    Assim como Alegria garante que tudo seja positivo e funcione bem, os testes funcionais garantem que o sistema realiza o que promete — o coração feliz do QA.
    "Uhuu, essa função está funcionando perfeitamente!"

• Medo → Testes de Segurança
    Medo está sempre antecipando perigos. Testes de segurança fazem justamente isso: evitam ataques e protegem os dados dos usuários.
    "E se alguém invadir? Melhor blindar esse endpoint!"

• Tristeza → Testes de Regressão
    Tristeza nos lembra de coisas boas que podem se perder — como uma funcionalidade quebrada após uma atualização. Testes de regressão protegem o que já foi conquistado.
    "Antes isso funcionava tão bem... vamos garantir que continue assim."

• Nojinho → Testes de Interface
    Nojinho tem padrão elevado — UI desalinhada, cores conflitantes ou botões feios? Não passam!
    "Eca! Esse layout não deveria estar assim..."

• Raiva → Testes de Performance
    Raiva explode quando algo demora — como um sistema lento. Testes de performance evitam que o usuário fique bravo.
    "Você está me fazendo esperar!? Teste de carga, agora!"

Adoro pensar QA com criatividade. E você, qual emoção guia seu dia de teste?
#QualityAssurance #TestesAutomatizados #ConectaMaisIAnaAlura

1 resposta

Olá, Jorge! Tudo bem?

Que interessante ver como você aplicou as técnicas de engenharia de prompt para criar um post tão criativo e envolvente! A escolha do Post 1, utilizando os personagens de "Divertida Mente", realmente parece uma excelente opção, especialmente por sua capacidade de engajar emocionalmente e de maneira visual.

A ideia de associar emoções a tipos de testes automatizados é uma abordagem inovadora que pode atrair tanto profissionais da área quanto pessoas que gostam do filme. Além disso, a maneira como você descreveu cada tipo de teste é clara e acessível, o que pode ajudar a fomentar discussões e troca de experiências no LinkedIn.

A justificativa que você apresentou para a escolha desse post é sólida. O uso de personagens conhecidos ajuda a criar uma conexão imediata com o público, tornando o conteúdo mais memorável e compartilhável. Além disso, a humanização do processo técnico é uma estratégia eficaz para destacar a importância da inteligência emocional em ambientes de trabalho colaborativos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!