Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mão na massa: criando legendas persuasivas

Informações

- **Produto**: Continuando na mesma linha dos outros exercícios, minha idea é uma empresa que vende roupas especialmente desenhadas para Dachshunds (cachorro salsicha); - **Público-alvo**: Tutores que tenham mais de 30 anos; - **Rede social**: Carrossel no Instagram para divulgar a nova coleção de inverno.

Legenda inicial

Prompt

Tomando a posição de um copywriter sênior, me ajude a criar uma legenda para divulgar a nova coleção de roupinhas de inverno para Dachshunds.

A legenda deve ser direcionada a tutores 30+ e será usada em um carrossel no Instagram com imagens das novas roupinhas. Use gatilhos emocionais pensando principalmente em proteger o seu amigo salsicha do frio, mas sem perder o estilo.

Resposta ChatGPT

Claro. Vou assumir aqui a visão de copywriter sênior, pensando em Instagram, carrossel, público 30+, com foco em proteção, cuidado e estilo — sem soar infantil ou exagerado.

O frio chegou. E o seu salsicha sente.

Corpo comprido, patinhas curtas, barriga mais próxima do chão — o inverno não perdoa os Dachshunds.
E proteger quem você ama também é uma forma de carinho.

Nossa nova coleção de inverno foi criada especialmente para o corpo do Dachshund:

• aquece na medida certa
  • não aperta, não sobe, não incomoda
  • e mantém o estilo que ele já tem de sobra

Porque cuidar do frio não é só sobre roupa.
É sobre conforto, bem-estar e tranquilidade em cada passeio.

Deslize o carrossel e escolha a peça que vai acompanhar seu amigo salsicha neste inverno.
Elegância para eles. Segurança para você.

Ajuste na legenda

Prompt

Você não acha q esta legenda talvez esteja um pouco longa demais para um post no instagram? Vamos postar cerca de 5 fotos, sendo a 1 uma capa e o resto fotos das roupas.

Resposta ChatGPT

Sim — ótima percepção.
Para Instagram (especialmente carrossel), essa legenda está um pouco longa, principalmente quando a primeira imagem já faz parte da narrativa.

Como copywriter sênior, eu pensaria assim:

• As imagens fazem o trabalho de mostrar
  • A legenda deve complementar, não competir
  • Público 30+ prefere algo claro, elegante e direto

Abaixo vai uma versão mais enxuta, escaneável e estratégica, pensada exatamente para um carrossel de 5 imagens:

O inverno chegou. E o seu Dachshund sente.

Corpo comprido, patinhas curtas — o frio bate diferente nos salsichas.
Por isso, criamos uma coleção de inverno feita sob medida para eles.

• Aquece sem apertar
  • Não sobe, não incomoda
  • Protege do frio sem perder o estilo

Deslize e descubra as peças que vão acompanhar seu melhor amigo neste inverno.

Se quiser, posso:

• Ajustar para um tom mais premium
  • Criar uma versão com CTA de compra direto
  • Adaptar para Instagram Ads ou Stories
  • É só me dizer.

Gatilho e apelo emocional

Prompt

Vamos tornar ela mais persuasiva e adicionar um gatilho mental estratégico e um apelo emocional?

Resposta ChatGPT

Ótimo — vamos subir um nível de persuasão, mantendo elegância e sem perder o “jeito Instagram” que converte.
Vou trabalhar com apelo emocional + gatilho de proteção + leve escassez (sem soar forçado).

O frio chegou. E o seu salsicha sente.

Barriguinha baixa, corpo comprido — o inverno não é igual para os Dachshunds.
Nossa nova coleção foi criada pensando no conforto e na proteção de quem depende de você.

• Aquece na medida certa
  • Não aperta, não sobe
  • Estilo sem abrir mão do bem-estar

Acesse o link na bio e escolha a roupinha que vai cuidar do seu melhor amigo neste inverno.
Edição de inverno • Estoque limitado.

#dachshund #salsicha #dachshundlovers
#invernopet #petfashionbr #dogstyle
#donosdedachshund #amomeupet #petconforto

Se quiser deixar ainda mais emocional, posso criar:

• uma versão focada em passeios de inverno
  • uma versão com tom mais premium/lifestyle
  • uma versão com urgência maior para Ads

Só me dizer qual caminho você prefere

1 resposta
solução!

Oi, Fabiana! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise do exercício, importante como você pensou no público 30+ e ajustou o tom da legenda para algo mais direto e elegante, usando bem o gatilho de proteção sem perder o estilo. Sua ideia faz sentido, veja como ajustar: o uso do carrossel como parte da narrativa fortalece a persuasão e deixa a leitura mais fluida.

Continue explorando esse raciocínio estratégico entre imagem e texto, isso faz diferença no copy. Dica: ao criar legendas para carrossel, defina antes qual emoção principal quer despertar e revise o texto cortando tudo que não reforça essa emoção, mantendo frases curtas e escaneáveis.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!