Alimentação saudável: mais energia, mais disposição!
Se você está buscando melhorar sua alimentação e ter uma rotina mais equilibrada, saiba que isso não significa cortar tudo o que você gosta. A ideia é fazer escolhas mais conscientes no dia a dia, aproveitando os benefícios dos alimentos naturais, frescos e, sempre que possível, orgânicos.
Os alimentos naturais são aqueles que passam por pouco ou nenhum processamento, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e grãos. Já os orgânicos vão além: eles são cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes químicos ou transgênicos, respeitando o meio ambiente e trazendo mais nutrientes para o seu prato. A diferença principal está na forma de cultivo, mas ambos são ótimos aliados de quem quer uma vida mais saudável.
Quando você escolhe esses alimentos, seu corpo recebe mais fibras, vitaminas e minerais. Resultado? Mais energia, disposição, imunidade fortalecida e até melhor qualidade do sono.
E para te inspirar, preparei um cardápio simples, prático e cheio de sabor com opções para cada momento do dia:
Café da manhã – Tapioca recheada com queijo e tomate
3 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
2 fatias de queijo branco (ou muçarela, se preferir)
2 fatias de tomate
Orégano e azeite a gosto
Como fazer: Aqueça uma frigideira, espalhe a goma até formar um disco. Assim que desgrudar, adicione o queijo e o tomate, tempere com orégano e dobre. Sirva quentinha — crocante por fora e cremosa por dentro!
Almoço – Frango grelhado com risoto de abóbora
1 peito de frango temperado com limão, alho e sal
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de abóbora cozida e amassada
Caldo de legumes (caseiro ou sem conservantes)
Queijo parmesão ralado e azeite
Como fazer: Grelhe o frango até dourar. Em outra panela, refogue o arroz arbóreo, adicione o caldo aos poucos até cozinhar. Misture a abóbora, finalize com parmesão e azeite. Sirva com o frango ao lado. Uma refeição equilibrada e cheia de sabor!
Lanche da tarde – Iogurte natural com granola caseira e frutas
1 pote de iogurte natural ou grego sem açúcar
3 colheres de sopa de granola (de preferência artesanal ou caseira)
Frutas picadas: morango, kiwi, manga, ou as que você gostar
Como fazer: Coloque o iogurte em um bowl, cubra com frutas e finalize com a granola crocante. É leve, doce na medida certa e super nutritivo.
Jantar – Peixe assado com batatas rústicas e salada
1 filé de peixe (tilápia, salmão ou merluza)
Suco de limão, sal, alho e ervas frescas para temperar
Batatas cortadas em gomos
Azeite e páprica doce
Mix de folhas verdes para acompanhar
Como fazer: Tempere o peixe e deixe marinar por 15 minutos. Leve ao forno junto com as batatas temperadas com azeite, sal e páprica até dourarem. Sirva com uma salada de folhas frescas. Um jantar leve, mas cheio de sabor e aconchego.
Viu só? Comer saudável não é sinônimo de comida sem graça. Dá para ter prazer em cada refeição, sentir-se saciado e, de quebra, cuidar da saúde.
Qual dessas receitas te deixou com mais água na boca?