Ola, colegas!
Análise e acompanhamento do meu progresso e ajustes conforme aprendizagem autônoma.
Análise de Pontos Fortes e Fracos para o Desenvolvimento da Aprendizagem Autônoma
1. Autoavaliação
Pontos Fortes
| Ponto Forte | Descrição |
|---|---|
| Curiosidade e interesse em aprender | Busco constantemente novos conhecimentos em tecnologia, IA, Python e análise de dados. |
| Disciplina nos estudos | Mantenho uma rotina semanal de estudos, dedicando entre 3 e 4 horas aos cursos. |
| Capacidade de relacionar teoria e prática | Consigo associar os conteúdos estudados a situações reais da minha atuação na área de imunização. |
| Busca ativa por apoio | Utilizo fóruns e o ChatGPT para esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos. |
| Autonomia | Procuro cursos e materiais por iniciativa própria, sem depender exclusivamente de treinamentos formais. |
Pontos Fracos
| Ponto Fraco | Impacto |
|---|---|
| Pouca aplicação prática | Ainda não desenvolvo projetos próprios utilizando os conhecimentos adquiridos. |
| Excesso de foco na teoria | Dedico mais tempo aos cursos do que à prática. |
| Insegurança para iniciar projetos | Às vezes sinto dificuldade para transformar ideias em soluções concretas. |
| Pouco acompanhamento da evolução prática | Não possuo indicadores claros para medir o desenvolvimento das habilidades adquiridas. |
2. Estratégias que já funcionaram
- Relacionar os conteúdos estudados com situações reais do trabalho.
- Resolver exercícios propostos nos cursos.
- Participar dos fóruns de discussão.
- Utilizar o ChatGPT para explicações complementares.
- Fazer perguntas e buscar diferentes formas de entender um mesmo conceito.
3. Novas estratégias para melhorar a autodidática
- Desenvolver pequenos projetos relacionados à área da saúde.
- Aplicar os conhecimentos de Python em problemas reais da rotina profissional.
- Criar um portfólio de projetos.
- Registrar semanalmente os aprendizados e dificuldades.
- Definir metas práticas além das metas de conclusão de cursos.
- Revisar mensalmente o progresso alcançado.
Plano de Ação
| Objetivo | Ação | Prazo |
|---|---|---|
| Aumentar a prática de Python | Desenvolver um projeto simples relacionado à imunização | 30 dias |
| Consolidar conhecimentos em análise de dados | Resolver exercícios práticos semanalmente | Contínuo |
| Melhorar a aprendizagem autônoma | Registrar aprendizados e dificuldades em um diário de estudos | Semanal |
| Aplicar IA no trabalho | Identificar uma atividade que possa ser otimizada com IA ou automação | 60 dias |
| Construir portfólio | Finalizar pelo menos 3 projetos simples relacionados à saúde pública | 6 meses |
Acompanhamento do Progresso
Para acompanhar minha evolução, pretendo:
- Revisar minhas metas ao final de cada mês.
- Avaliar se estou aumentando a proporção de atividades práticas.
- Registrar projetos concluídos e habilidades desenvolvidas.
- Identificar dificuldades e ajustar as estratégias de aprendizagem quando necessário.
- Buscar feedback nos fóruns e junto ao ChatGPT durante o desenvolvimento dos projetos.
Conclusão
Minha principal força na aprendizagem autônoma é a capacidade de buscar conhecimento de forma independente e relacioná-lo à minha realidade profissional. O principal desafio é aumentar a aplicação prática dos conteúdos estudados. Com a implementação das estratégias propostas e o acompanhamento contínuo do progresso, espero desenvolver uma aprendizagem mais equilibrada, eficiente e alinhada aos princípios da abordagem heutagógica.