Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa: aprendizagem autônoma

Ola, colegas!

Análise e acompanhamento do meu progresso e ajustes conforme aprendizagem autônoma.

Análise de Pontos Fortes e Fracos para o Desenvolvimento da Aprendizagem Autônoma

1. Autoavaliação

Pontos Fortes

Ponto ForteDescrição
Curiosidade e interesse em aprenderBusco constantemente novos conhecimentos em tecnologia, IA, Python e análise de dados.
Disciplina nos estudosMantenho uma rotina semanal de estudos, dedicando entre 3 e 4 horas aos cursos.
Capacidade de relacionar teoria e práticaConsigo associar os conteúdos estudados a situações reais da minha atuação na área de imunização.
Busca ativa por apoioUtilizo fóruns e o ChatGPT para esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos.
AutonomiaProcuro cursos e materiais por iniciativa própria, sem depender exclusivamente de treinamentos formais.

Pontos Fracos

Ponto FracoImpacto
Pouca aplicação práticaAinda não desenvolvo projetos próprios utilizando os conhecimentos adquiridos.
Excesso de foco na teoriaDedico mais tempo aos cursos do que à prática.
Insegurança para iniciar projetosÀs vezes sinto dificuldade para transformar ideias em soluções concretas.
Pouco acompanhamento da evolução práticaNão possuo indicadores claros para medir o desenvolvimento das habilidades adquiridas.

2. Estratégias que já funcionaram

• Relacionar os conteúdos estudados com situações reais do trabalho.
  • Resolver exercícios propostos nos cursos.
  • Participar dos fóruns de discussão.
  • Utilizar o ChatGPT para explicações complementares.
  • Fazer perguntas e buscar diferentes formas de entender um mesmo conceito.

3. Novas estratégias para melhorar a autodidática

• Desenvolver pequenos projetos relacionados à área da saúde.
  • Aplicar os conhecimentos de Python em problemas reais da rotina profissional.
  • Criar um portfólio de projetos.
  • Registrar semanalmente os aprendizados e dificuldades.
  • Definir metas práticas além das metas de conclusão de cursos.
  • Revisar mensalmente o progresso alcançado.

Plano de Ação

ObjetivoAçãoPrazo
Aumentar a prática de PythonDesenvolver um projeto simples relacionado à imunização30 dias
Consolidar conhecimentos em análise de dadosResolver exercícios práticos semanalmenteContínuo
Melhorar a aprendizagem autônomaRegistrar aprendizados e dificuldades em um diário de estudosSemanal
Aplicar IA no trabalhoIdentificar uma atividade que possa ser otimizada com IA ou automação60 dias
Construir portfólioFinalizar pelo menos 3 projetos simples relacionados à saúde pública6 meses

Acompanhamento do Progresso

Para acompanhar minha evolução, pretendo:

• Revisar minhas metas ao final de cada mês.
  • Avaliar se estou aumentando a proporção de atividades práticas.
  • Registrar projetos concluídos e habilidades desenvolvidas.
  • Identificar dificuldades e ajustar as estratégias de aprendizagem quando necessário.
  • Buscar feedback nos fóruns e junto ao ChatGPT durante o desenvolvimento dos projetos.

Conclusão

Minha principal força na aprendizagem autônoma é a capacidade de buscar conhecimento de forma independente e relacioná-lo à minha realidade profissional. O principal desafio é aumentar a aplicação prática dos conteúdos estudados. Com a implementação das estratégias propostas e o acompanhamento contínuo do progresso, espero desenvolver uma aprendizagem mais equilibrada, eficiente e alinhada aos princípios da abordagem heutagógica.

1 resposta

Oi, Vanelice. Como vai?

A sua análise ficou muito bem estruturada, principalmente por conectar a aprendizagem autônoma com sua realidade profissional na área de imunização. O plano de ação também ficou claro, com objetivos, prazos e formas de acompanhamento, o que ajuda a transformar a intenção de aprender em uma rotina mais prática e mensurável.

Você pode usar o ChatGPT como apoio para transformar cada meta em pequenas tarefas semanais:

Crie um plano semanal de estudos com foco em Python aplicado a saude publica.
Inclua:
1. uma atividade teorica curta;
2. uma pratica simples;
3. uma forma de medir meu progresso;
4. uma pergunta de reflexao ao final da semana.

Esse prompt ajuda a organizar os estudos em passos menores e facilita acompanhar a evolução sem depender apenas da conclusão dos cursos.

Você pretende começar por qual projeto prático relacionado à imunização?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!